Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível foram consideradas as marcas mais engajadas e de maior impacto social em suas categorias, segundo o Guia MOL de Produtos Sociais, que avaliou 66 itens lançados com o propósito de reverter parte ou todo o lucro para causas sociais e ambientais.
.A Heineken foi a vencedora entre os produtos do tipo sazonal, que são as campanhas criadas para períodos e datas especiais. A Natura se destacou na categoria ano todo, ações e produtos comercializados durante o decorrer do ano. A Visa, por sua vez, foi premiada em campanha transacional, quando cada transação realizada gera uma doação automaticamente, sem necessidade de criar um produto específico para isso.
O projeto “Uma Penca”, da Chico Rei, conquistou o primeiro lugar na categoria negócio social, focada em iniciativas que têm o impacto social positivo como propósito central. Já a SP Invisível se destacou na categoria terceiro setor, com produtos criados e vendidos por uma organização da sociedade civil, destinados a captar recursos essenciais para o financiamento de suas atividades e manutenção de seus projetos.
“O ranking é significativo por ressaltar a importância da transparência, principalmente em um país onde a desconfiança é uma das principais barreiras ao estabelecimento de uma cultura de doação. É preciso clareza nas campanhas de produtos sociais para que as pessoas enxerguem e entendam o impacto da sua doação”, afirma Vanessa Henriques, gerente de projetos institucionais da MOL Impacto e responsável pela pesquisa.
Campanhas vencedoras
Sazonal: Floating Bar Heineken (Heineken)
Organizado pela plataforma Green Your City, da cervejaria Heineken, que repensa espaços urbanos de um jeito mais sustentável, o Floating Bar abriu novas perspectivas, olhares e compromissos sobre o futuro do Rio Pinheiros. A iniciativa arrecadou em torno de R$ 1 milhão, com parte do lucro revertido a seis instituições para viabilizar soluções baseadas na natureza e ações de educação ambiental e social.
Ano todo: Crer para Ver (Natura)
A Natura apresentou a Crer Para Ver como uma causa que virou produto. A marca foi desenvolvida com objetivo de contribuir para a formação educacional das consultoras de beleza. Atualmente, todo o lucro obtido com as vendas da linha é destinado para projetos de educação através do Instituto Natura. Em 2023, mais de 12,8 mil escolas estiveram envolvidas nas ações, que beneficiaram mais de 4,5 milhões de estudantes e 451 mil consultoras de beleza Natura.
Transacional: Visa Causas (Visa)
O cliente escolhe uma causa ou uma instituição parceira que deseja apoiar, após um cadastro, e a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa. Desde 2017, já foram realizadas 496.712.204 doações por meio do Visa Causas.
Negócio social: Uma penca (Chico Rei)
Plataforma online que oferece estrutura completa para quem deseja vender produtos de moda e lifestyle, sem se preocupar com produção, logística e tecnologia, sendo que todos os parceiros direcionam pelo menos R$ 1 por produto vendido para algum projeto social. Entre 2022 e 2024, foi arrecadado um total de R$ 34.433,73, resultando em ações como o plantio de 790 mudas de árvores pela SOS Mata Atlântica e doação equivalente a 415 mil litros de água tratada em parceria com a Global WaSH.
Terceiro Setor: Inverno invisível (SP Invisível)
A campanha Inverno Invisível de 2023 disponibilizou a compra de um moletom no site da SP Invisível, sendo o valor revertido para a organização. A mesma peça também foi distribuída para pessoas em situação de rua, criando uma relação de proximidade entre doador e beneficiário. No ano passado, a ONG arrecadou um total de R$ 5,51 mlhões, impactando 7.298 pessoas, unindo todas campanhas e doações recebidas.
Consumidor consciente
Na última edição de outra pesquisa, a Varejo Com Causa, foi apontado que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os problemas sociais e ambientais. O estudo revelou que, em três anos, de 2021 a 2023, houve aumento de 15% para 29% no número de consumidores que afirmam terem feito doações em lojas físicas de roupas, calçados e artigos esportivos. O mesmo aconteceu com doações feitas lojas de departamento e produtos para casa (de 15% para 28%) e em restaurantes (de 16% para 25%).
Em 2023, os itens de moda e acessórios foram os mais populares nas campanhas de produtos sociais, representando 39,4% entre os analisados nesta edição do Guia MOL. Em seguida, vieram utensílios (13,6%), bebidas (10,6%) e alimentos (10,6%). Setores como financeiro, cosmético, games, pet, serviços, brinquedo, arte e higiene completam a lista, que será disponibilizada no site da MOL Impacto. As ações resultaram em doações para diversas causas, entre as quais pacientes com câncer, acolhimento à população LGBTQIAP+, preservação ambiental e de reflorestamento, hospitais e acesso à saúde, causa animal e educação.
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