Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Ranking avaliou avaliou 66 itens lançados com o propósito de reverter parte ou todo o lucro para causas sociais e ambientais

Redação de Redação
15 de novembro de 2024
no Destaque do dia, Economia, ESG, Marcas, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível foram consideradas as marcas mais engajadas e de maior impacto social em suas categorias, segundo o Guia MOL de Produtos Sociais, que avaliou 66 itens lançados com o propósito de reverter parte ou todo o lucro para causas sociais e ambientais.

.A Heineken foi a vencedora entre os produtos do tipo sazonal, que são as campanhas criadas para períodos e datas especiais. A Natura se destacou na categoria ano todo, ações e produtos comercializados durante o decorrer do ano. A Visa, por sua vez, foi premiada em campanha transacional, quando cada transação realizada gera uma doação automaticamente, sem necessidade de criar um produto específico para isso.

O projeto “Uma Penca”, da Chico Rei, conquistou o primeiro lugar na categoria negócio social, focada em iniciativas que têm o impacto social positivo como propósito central. Já a SP Invisível se destacou na categoria terceiro setor, com produtos criados e vendidos por uma organização da sociedade civil, destinados a captar recursos essenciais para o financiamento de suas atividades e manutenção de seus projetos.

“O ranking é significativo por ressaltar a importância da transparência, principalmente em um país onde a desconfiança é uma das principais barreiras ao estabelecimento de uma cultura de doação. É preciso clareza nas campanhas de produtos sociais para que as pessoas enxerguem e entendam o impacto da sua doação”, afirma Vanessa Henriques, gerente de projetos institucionais da MOL Impacto e responsável pela pesquisa.

Campanhas vencedoras

Sazonal: Floating Bar Heineken (Heineken)

Organizado pela plataforma Green Your City, da cervejaria Heineken, que repensa espaços urbanos de um jeito mais sustentável, o Floating Bar abriu novas perspectivas, olhares e compromissos sobre o futuro do Rio Pinheiros. A iniciativa arrecadou em torno de R$ 1 milhão, com parte do lucro revertido a seis instituições para viabilizar soluções baseadas na natureza e ações de educação ambiental e social.

Ano todo: Crer para Ver (Natura)

A Natura apresentou a Crer Para Ver como uma causa que virou produto. A marca foi desenvolvida com objetivo de contribuir para a formação educacional das consultoras de beleza. Atualmente, todo o lucro obtido com as vendas da linha é destinado para projetos de educação através do Instituto Natura. Em 2023, mais de 12,8 mil escolas estiveram envolvidas nas ações, que beneficiaram mais de 4,5 milhões de estudantes e 451 mil consultoras de beleza Natura.

Transacional: Visa Causas (Visa)

O cliente escolhe uma causa ou uma instituição parceira que deseja apoiar, após um cadastro, e a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa. Desde 2017, já foram realizadas 496.712.204 doações por meio do Visa Causas.

Negócio social: Uma penca (Chico Rei)

Plataforma online que oferece estrutura completa para quem deseja vender produtos de moda e lifestyle, sem se preocupar com produção, logística e tecnologia, sendo que todos os parceiros direcionam pelo menos R$ 1 por produto vendido para algum projeto social. Entre 2022 e 2024, foi arrecadado um total de R$ 34.433,73, resultando em ações como o plantio de 790 mudas de árvores pela SOS Mata Atlântica e doação equivalente a 415 mil litros de água tratada em parceria com a Global WaSH.

Terceiro Setor: Inverno invisível (SP Invisível)

A campanha Inverno Invisível de 2023 disponibilizou a compra de um moletom no site da SP Invisível, sendo o valor revertido para a organização. A mesma peça também foi distribuída para pessoas em situação de rua, criando uma relação de proximidade entre doador e beneficiário. No ano passado, a ONG arrecadou um total de R$ 5,51 mlhões, impactando 7.298 pessoas, unindo todas campanhas e doações recebidas.

Consumidor consciente

Na última edição de outra pesquisa, a Varejo Com Causa, foi apontado que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os problemas sociais e ambientais. O estudo revelou que, em três anos, de 2021 a 2023, houve aumento de 15% para 29% no número de consumidores que afirmam terem feito doações em lojas físicas de roupas, calçados e artigos esportivos. O mesmo aconteceu com doações feitas lojas de departamento e produtos para casa (de 15% para 28%) e em restaurantes (de 16% para 25%).

Em 2023, os itens de moda e acessórios foram os mais populares nas campanhas de produtos sociais, representando 39,4% entre os analisados nesta edição do Guia MOL. Em seguida, vieram utensílios (13,6%), bebidas (10,6%) e alimentos (10,6%). Setores como financeiro, cosmético, games, pet, serviços, brinquedo, arte e higiene completam a lista, que será disponibilizada no site da MOL Impacto. As ações resultaram em doações para diversas causas, entre as quais pacientes com câncer, acolhimento à população LGBTQIAP+, preservação ambiental e de reflorestamento, hospitais e acesso à saúde, causa animal e educação.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Verão menos quente e outono e inverno mais frios podem alterar a dinâmica no varejo

Próxima Postagem

Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos
Meios de pagamento

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.