Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Receita do varejo cresce 4,3% em novembro impulsionada pela Black Friday

Redação de Redação
15 de dezembro de 2014
no Notícias, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Foi o que apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira, 15, em comparação com o mesmo período de 2013, já descontada a inflação pelo IPCA. O ICVA nominal, que não desconsidera os efeitos da inflação, apontou crescimento de 10,5% na mesma base de comparação.

Black Friday veio para ficar

Black Friday contribuiu positivamente para o crescimento do mês, que registrou 24% de crescimento na receita de vendas em relação à mesma data de 2013, considerando as lojas físicas e virtuais. Somente no e-commerce, onde a data é ainda mais expressiva, as vendas cresceram 67% na comparação com o ano passado.

icva_nov_1_p
Fonte: ICVA

Efeito Calendário

Além da Black Friday, o mês de novembro também foi beneficiado pelos efeitos de calendário. Houve mudança de dias nos feriados de Finados (domingo), Proclamação da República (sábado) e Consciência Negra (quinta-feira), além de um domingo a mais e uma sexta-feira a menos em relação a 2013 – o que resultou em um saldo positivo para o mês. Segundo os analistas, se os efeitos de calendário fossem descontados, o ICVA teria crescido 2,6% em receita deflacionada em novembro na comparação com 2013, contra 2,1% observado em outubro.

icva_nov_2_p

Setores

Os setores de Vestuário e Turismo (Agências e Operadoras de Viagens) se destacaram em novembro. Ambos vinham em queda nos últimos meses e apresentaram recuperação expressiva. Por outro lado, Supermercados e Hipermercados e Postos de Gasolina, setores que vinham registrando aceleração, tiveram um desempenho mais fraco, puxando o ICVA para baixo no mês.

Expansão

A região Norte apresentou o melhor desempenho do varejo, com crescimento de 7,7% na receita deflacionada, seguida pela região Sul, que cresceu 4,5%, e pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste, ambas com alta de 3,9%. A região Sudeste teve expansão de 3,6%. Todos os dados tem como base de comparação o mês de novembro de 2013. De acordo com os analistas, aceleração no crescimento das regiões Norte, Nordeste e Sudeste compensou a desaceleração das regiões Sul e Centro-Oeste.

icva_nov_3_p

icva_nov_4_p

Fonte: Cielo

Postagem anterior

GS&MD – Gouvêa de Souza leva os mais importantes varejistas brasileiros na 104ª edição da maior feira de varejo do mundo

Próxima Postagem

Camila Salek apresenta a mesa temática "Fresh Fashion: curadoria e renovação para o varejo"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Próxima Postagem

Camila Salek apresenta a mesa temática "Fresh Fashion: curadoria e renovação para o varejo"

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.