Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como mudar o jogo no franchising com Inteligência Artificial

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
15 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como mudar o jogo no franchising com Inteligência Artificial

A integração da Inteligência Artificial (IA) no franchising está abrindo novos horizontes e tem potencial para transformar o setor de uma forma como nunca se viu antes. Com a sua capacidade de otimizar processos, analisar grandes volumes de dados e melhorar a experiência do cliente, a IA está se tornando uma ferramenta indispensável para franqueadores e franqueados que desejam deixar seus negócios mais inteligentes.

Em um mundo cada vez mais digital, quem já começou a adotar a IA chega na frente. Com uma grande vantagem competitiva e se posicionando à frente da concorrência. Automação de operações, comunicação eficaz, gestão eficiente de estoques e análise aprofundada de feedbacks dos clientes são apenas algumas das suas possibilidades. Essas melhorias não só aumentam a eficiência operacional, mas também ajudam na personalização de produtos e serviços, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos clientes. Um exemplo que sempre gosto de mencionar é o caso do Boticário que em 2019 já estudava suas primeiras fragrâncias geradas por meio de inteligência artificial. Um olhar além do óbvio para as empresas na época.

Além disso, a IA está revolucionando o marketing dentro do franchising (e fora dele). Com análises preditivas e conteúdos personalizados, as marcas podem criar experiências mais significativas para os clientes, fortalecendo a lealdade e o engajamento. Este nível de personalização era um desafio a ser atingido antes da era da IA. Imagine criar suas embalagens por meio de um briefing muito bem definido obtendo uma resposta rápida, única e precisa? É isso que redes como a Nutty Bavarian já começam a testar usando plataformas amplamente disponíveis e de baixo investimento, como o Midjourney.

A seleção e o treinamento de franqueados também estão sendo aprimorados com o uso de tecnologias baseadas em IA. A triagem automatizada de candidatos e programas de treinamento adaptados asseguram que os franqueados sejam qualificados e estejam bem amparados em conhecimento sobre o negócio e, com isso, preparados para representar a marca e alcançar seus objetivos.

Além desses benefícios, a Inteligência Artificial também oferece oportunidades únicas para melhorar a experiência do cliente no franchising. Com o uso de chatbots e assistentes virtuais, as franquias podem proporcionar um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente, disponível 24 horas por dia. Essas ferramentas de IA podem lidar com consultas frequentes, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e no atendimento personalizado. Além disso, a análise de dados conduzida por IA pode ajudar as franquias a entenderem melhor as preferências e comportamentos dos clientes, permitindo que ofereçam promoções e produtos mais alinhados com os desejos dos consumidores.

O padrão de atendimento também é beneficiado. O tom de voz da marca e sua forma de se posicionar no mercado deixam de ser apenas algo escrito nos manuais de franquia e expostos em treinamentos, mas também de fato replicados por ferramentas que não sofrem os vieses e interferências de repertórios ou características pessoais. E já que falamos em manuais das franquias, o acesso à informação pode ser otimizado com a inteligência artificial. O franqueado pode solucionar dúvidas apenas perguntando às plataformas de I.A que foram previamente treinadas com os processos e padrões da marca.

No entanto, a implementação da IA no franchising traz seus próprios desafios, como a precisão dos dados, questões éticas e a necessidade de integração com sistemas existentes. Estes desafios precisam ser abordados cuidadosamente para garantir que os benefícios da IA sejam totalmente realizados.

Empresas entusiasmadas com a IA estão adotando rapidamente a tecnologia, já sentindo os resultados práticos dessa implementação. Assim ganham em competitividade e diferenciação, aprendendo e realizando tarefas de maneira mais rápida e eficiente. Esse grupo vê a IA como uma alavanca para inovação e crescimento.

Por outro lado, há empresas céticas quanto à IA adotando a tecnologia de forma mais lenta. Essas empresas correm o risco de se tornarem obsoletas, assistindo a concorrência avançar em eficiência e inovação. Elas dependem mais do esforço individual, que está sujeito a erros, e podem não ver os benefícios imediatos que a IA oferece.

E você? De que lado está?

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Os 3 C’s do marketing de conteúdo no varejo

Próxima Postagem

Pela 1ª vez no Brasil, estratégias de retail media serão premiadas com “Oscar” do setor em 2024

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pela 1ª vez no Brasil, estratégias de retail media serão premiadas com "oscar" do setor em 2024

Pela 1ª vez no Brasil, estratégias de retail media serão premiadas com "Oscar" do setor em 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.