Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Direitos do consumidor

Cautelar contra PagBank, Stone, Mercado Pago e PicPay visa proteger consumidor, diz Senacon

Senacon analisa denúncia da Febraban sobre cobrança indevida de juros em compras parceladas com cartão de crédito

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Cautelar contra PagBank, Stone, Mercado Pago e PicPay visa proteger consumidor, diz Senacon

A cautelar da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) contra PagBank (ex-PagSeguro), Stone, Mercado Pago e PicPay tem o objetivo de proteger o consumidor, afirma o titular do órgão, Wadih Damous. A medida da Senacon veio em acolhimento a uma denúncia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contra o que a entidade qualifica como “parcelado sem juros pirata”.

“Considerando o impacto nacional que essas empresas possuem no mercado brasileiro, a medida cautelar da Senacon visa a proteger os consumidores e garantir a transparência nas operações financeiras. A Senacon atuou com atenção ao caso, observando os prejuízos aos consumidores, mas também consciente do direito à ampla defesa das empresas”, diz Damous, em nota.

A Senacon determinou que as empresas enviem em até dez dias relatórios sobre produtos como o chamado “parcelado comprador”, em que uma compra é parcelada e o consumidor paga os juros, mas é cadastrada, segundo a denúncia da Febraban, como parcelado sem juros no sistema das bandeiras de cartão de crédito. Após a análise destes relatórios, o órgão poderá suspender a oferta dos produtos.

De acordo com a entidade que representa os bancos, o produto faz com que as maquininhas e carteiras digitais se apropriem de juros que remuneram os riscos da operação, mas que deveriam ser pagos às instituições financeiras que emitem os cartões. A denúncia foi feita em meio às discussões sobre o crédito rotativo, no ano passado, que opuseram os bancos e as maquininhas independentes em pontos como o papel do parcelado sem juros nas taxas do rotativo.

A Senacon afirma ainda que também solicitará uma manifestação do Banco Central, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Conar a respeito do tema, bem como de outras instituições.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Direitos do consumidor, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
  • Tags: açãoCartão de Créditocomprasconsumidorconsumodireitos do consumidore-commerceecommerceEconomiafebrabanmaquininhameios de pagamentoMercado Pagomercado&consumopagamentoPago Bankparcelado sem jurosPickPaysenaconStonevarejo

Conteúdo Relacionado

Bath & Body Works abre 1ª loja no Brasil nesta quinta-feira e estreia e-commerce no País

de Redação 8 de julho de 2026

Primeira pizzaria das Tartarugas Ninja da América Latina chega a São Paulo neste mês

de Redação 8 de julho de 2026

As novas leis do varejo – Lei nº 1: escala sem automação não existe

de Igor Paparoto, de Portugal 8 de julho de 2026

Com novo formato de loja, Grupo Burguês estreia em shopping centers

de Redação 8 de julho de 2026

Supermercado online polonês une IA e nutrição no planejamento das refeições dos clientes

de Redação 8 de julho de 2026

Consumo nos lares brasileiros registra alta anual de 3,93% em maio, revela Abras

de Redação 8 de julho de 2026

Brasil vê avanço com EUA, mas mantém etanol fora da negociação

de Redação 8 de julho de 2026

Novos CNPJs terão letras a partir do fim de julho; entenda a mudança

de Redação 8 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile