O Grupo Boticário abriu inscrições para a 4ª edição do seu programa de aceleração de startups. O projeto conecta empreendedores de todo o Brasil a um dos maiores grupos de beleza do mundo, visando trazer inovações ao segmento por meio de novas tecnologias e troca de experiências entre as empresas.
Nesta edição, a companhia selecionará até 10 startups atuantes nos setores de beleza e varejo, que tenham seus produtos validados e estejam em fase de operação ou tração. As inscrições podem ser realizadas no site do programa até o dia 8 de fevereiro. A trilha será conduzida de forma remota, com alguns encontros presenciais pré-agendados.
“Entendemos que oferecemos a essas startups aprendizados sobre o mercado de beleza e varejo, com nossa expertise de mais de 40 anos, além de acesso a capacidades, potencializando a experiência de cada empresa ao longo do programa. Esta iniciativa é um processo ganha-ganha em que o Grupo aposta em startups, promovendo seu desenvolvimento e acelerando para novos horizontes”, Paulo Braga, diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário.
O programa
O programa tem uma duração de cinco meses, entre maio e setembro, oferecendo uma imersão no ecossistema de beleza e varejo do Grupo Boticário. As startups aceleradas receberão auxílio para explorar novos mercados, com base na experiência de mais de 45 anos da empresa.
As startups selecionadas terão acesso a uma trilha de conhecimento, composta por palestras inspiradoras e conteúdo apresentado por especialistas e executivos do grupo, além de convidados externos. O programa também oferecerá mentorias personalizadas, ajustadas às necessidades específicas de cada empresa. Além disso, contarão com acompanhamento especializado de um time de aceleração, com checkpoints semanais para avaliação e esclarecimento de dúvidas.
O Boticário proporcionará às empresas participantes acesso a profissionais internos, revisão de UX do site pelas equipes especializadas, apoio e treinamento para aprimoramento de pitch de negócios e a oportunidade de realizar pesquisas quantitativas ou focus group com público-alvo, utilizando a infraestrutura da empresa. Desta forma, o programa busca promover experiências e oportunidades inéditas, focadas na aceleração e no desenvolvimento dos negócios dos empreendedores selecionados.
Além disso, conforme o potencial identificado pela equipe especializada do programa, as startups poderão testar suas soluções nos principais canais do ecossistema, como a plataforma de marketplace Beleza na Web. Isso possibilita o aprimoramento dos produtos e serviços com o suporte do Grupo Boticário na construção de estratégias de posicionamento e diferenciação dos produtos.
Startups aceleradas
Desde 2021, a companhia acelerou 29 startups, envolvendo mais de 90 mentores internos na iniciativa e identificando mais de 20 oportunidades de parceria. Algumas das startups aceleradas incluem De Benguela, Feel e Marvin.
A Marvin, atual parceira do Grupo Boticário na área de Soluções Digitais do Varejo, foi acelerada em 2022 e agora fornece seus serviços em 10 distribuidores do ecossistema do grupo. A startup foi criada para simplificar os meios de pagamento entre empresas. A ferramenta desenvolvida permite que varejistas usem o saldo das maquininhas de cartão de crédito para efetuar pagamentos a fornecedores, eliminando a necessidade de antecipação de recebíveis ou o pagamento de taxas para realizar as transações.
Imagem: Divulgação