A RaiaDrogasil firmou parceria com a aceleradora de impacto Quintessa com o objetivo de auxiliar a varejista farmacêutica a encontrar novas soluções para questões socioambientais que são, hoje, um desafio para grandes empresas. A ação integra a crescente atuação da companhia em setores que abrangem inovação, sustentabilidade e novos negócios.
O Quintessa selecionou quatro startups para apoiar a RaiaDrogasil a alcançar metas previstas até 2030 na área de ESG, sendo elas:
- Eco Suporte – empresa que atua na gestão de emissões de carbono e realiza consultoria em práticas para aumentar a eficiência dos sistemas de ar-condicionado e reduzir as emissões de carbono geradas por esses equipamentos.
- Hitech Eletric – companhia que produz e vende carros elétricos. A Hitech disponibilizará o veículo elétrico e.coDelivery para realizar entregas do centro de distribuição do bairro Cidade Jardim em São Paulo, substituindo um veículo movido à combustão.
- Ecoloop – fabricante de máquinas de coleta de resíduos que usam inteligência artificial. A empresa contribuirá na ampliação do programa de coleta e reciclagem de resíduos da RaiaDrogasil e conectará esse processo a benefícios e recompensas aos clientes por práticas mais sustentáveis.
- iWrc – desenvolve soluções de gestão de resíduos e economia circular. A startup fechará o ciclo da cadeia de reciclagem pós-consumo, incluindo cooperativas parceiras treinadas para transportar e separar o material coletado pelas máquinas Ecoloop para os próximos elos da cadeia. Depois de reciclados, os resíduos serão encaminhados a fornecedores que produzirão embalagens para uma linha de cosméticos do grupo.
Inicialmente, com 78 startups inscritas, foram selecionadas 31 para uma avaliação mais ampla em entrevistas, e 10 chegaram à fase de apresentações. Ao final dessas etapas, quatro foram escolhidas para implementar pilotos de soluções dentro das operações da rede, com apoio financeiro da RaiaDrogasil.
“Para essa primeira edição, selecionamos três desafios que são prioridade dentro do nosso compromisso de, até 2030, nos tornarmos a empresa que mais contribui para um país mais saudável: descarbonização, embalagens ecoeficientes e sustentabilidade na fidelização de clientes”, declara Bruna da Silva Lima, gerente de Negócios de Impacto da RaiaDrogasil.
Após dois meses de planejamento dos pilotos, o trabalho das startups selecionadas começaram a ser colocados em prática no mês de dezembro. A intenção é adotar em larga escala as soluções que tiverem resultados comprovados.
Imagem: Divulgação