Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Futuro do varejo brasileiro e os desafios da inovação e da IA no Retail Executive Summit

Palestra foi liderada por Marcos Gouvea e contou com a participação de Sergio Sampaio, Silvina Mirabella e Julio Mottin Neto

Felipe Mario de Felipe Mario
16 de janeiro de 2025
no Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
RES: o futuro do varejo e os desafios da inovação e da IA no Brasil

O varejo do futuro é um tema amplamente discutido e esteve em destaque durante a NRF 2025. No Brasil, a história não é diferente. No Retail Executive Summit (RES), evento promovido pela Gouvêa Experience em Nova York, que consolidou os insights e aprendizados da NRF 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pela Mercado&Consumo diretamente da sede do TikTok, o assunto foi um dos principais temas debatidos.

A palestra, liderada por Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, contou com a participação de Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário; Silvina Mirabella, general manager Retail Brasil da EssilorLuxottica; e Julio Mottin Neto, diretor-presidente do Grupo Panvel.

Gouvea questionou os participantes do painel sobre suas perspectivas para o varejo brasileiro em dois anos. Segundo Silvina, o setor no Brasil precisa passar por uma evolução, pois o que se vê no País ainda é “muito tradicional”, e os varejistas que querem evoluir estão procurando saber como. “A grande pergunta é ‘como vou fazer?’. Fica claríssimo que, sem IA, a gente não vai para a frente, mas como vamos incorporar isso?”, destaca.

Para Neto, os próximos dois anos do varejo brasileiro são promissores. “Acho que a gente tem operações que não devem nada a nenhum lugar do mundo, são ótimas operações. O atendimento é diferenciado, mas tem uma questão de povo, que é um povo que se preocupa em atender bem. O brasileiro é mais solícito e mais carinhoso, ele é diferente de outras culturas, e isso é algo que deveríamos aproveitar cada vez mais.”

Ele ainda destaca a busca do brasileiro no setor varejista por inovação. “O brasileiro é muito curioso, porque a maior delegação da NRF é brasileira. Então, eu vejo o varejo brasileiro buscando uma inovação muito grande nos próximos anos”, ressalta.

Sampaio afirma que estar presente em todos os canais é fundamental, estar em contato com o consumidor e ele poder transacionar nos processos. “A nós, quando a gente fala, nos surpreende muito a questão do pick-up in store no Grupo Boticário. [..] A gente até está aprofundando agora o porquê dessa questão, porque a pessoa não pede e recebe em casa sob esse processo. Então, esse é um tema superimportante”, explica.

A Inteligência Artificial e como ela está revolucionando os mais diversos setores é um tema recorrente. No painel, não foi diferente.

“Quando a gente falou de IA, nós vimos a IA como um assunto há dois anos atrás, e o assistente de IA muda o jogo. Assim como não é a IA que vai superar o ser humano, mas o ser humano com IA supera o outro. A empresa com IA vence o jogo da empresa sem IA, isso é um fato”, afirma Sampaio.

Imagem: André Moraes/Gouvêa Experience

Postagem anterior

CCR inicia eletrificação de sua frota operacional em rodovias com 15 veículos em 2025

Próxima Postagem

TikTok molda comportamento do consumidor e influencia o varejo

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Notícias

Comércio deve crescer 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo
Notícias

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo
Notícias

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
TikTok molda comportamento do consumidor e influencia o varejo

TikTok molda comportamento do consumidor e influencia o varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve crescer 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.