O TikTok é uma febre mundial, com mais de 1 bilhão de usuários. A plataforma tem moldado a forma como as pessoas consomem conteúdo online e, além disso, influenciado significativamente o consumo e as vendas no varejo.
Durante uma palestra no Retail Summit Executive (RES), evento promovido pela Gouvêa Experience em Nova York, que reuniu os insights e aprendizados da NRF 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pela Mercado&Consumo diretamente da sede do TikTok, Gabriela Comazzetto, diretora geral de Negócios América Latina do TikTok, explicou como a plataforma tem impactado o setor varejista.
Com comunidades como o TikTok Made Me Buy It, em que usuários compartilham produtos descobertos na plataforma, o TikTok tem fomentado o consumo de maneira espontânea. Também se destacam o FashionTok, voltado para dicas de moda para diversos públicos, e o TravelTok, onde os apaixonados por viagens podem encontrar recomendações e sugestões de destinos.
“Em vez de se juntar ao que já aconteceu, receber a trend depois no WhatsApp ou ficar sabendo de algo que já esgotou no ponto de venda e só então desejar aquele produto, estando no TikTok você participa disso ou pode até mesmo criar isso”, conta Gabriela.
O TikTok também tem exercido influência na cultura. Recentemente, em São Paulo, a companhia inaugurou uma livraria no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde as pessoas podiam ganhar cinco livros que viralizaram no aplicativo. Além disso, a plataforma conta com a comunidade BookTok, em que os usuários compartilham dicas relacionadas ao universo literário.
“Essa comunidade é superativa, dá dicas de autores, livros, conta trechos de obras, fomentando a indústria da leitura. Sim, uma plataforma de entretenimento fomentando essa indústria”, destaca Gabriela.
Imagem: André Moraes/Gouvêa Experience