Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Franchising brasileiro cresce 8,3% em 2016

Redação de Redação
16 de fevereiro de 2017
no Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos
Franchising - Business Background. Blue Arrow with "Franchising" Slogan on a Grey Background. 3D Render.

Franchising - Business Background. Blue Arrow with "Franchising" Slogan on a Grey Background. 3D Render.

Número de redes em operação no setor diminuiu 1,1%, segundo a Associação Brasileira de Franchising

O faturamento do franchising brasileiro cresceu 8,3% em 2016, chegando a R$ 151,247 bilhões. Os dados, que não consideram a inflação, foram divulgados hoje (13/2) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O resultado supera a estimativa de 6% a 8% de expansão que havia sido feita pela associação no ano passado.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou a maior variação de faturamento no período, com 15,5% de crescimento. Destacam-se nesse ramo as redes de clínicas médicas populares, as vendas porta a porta e a entrada de novas marcas no segmento. Serviços Automotivos teve o segundo melhor crescimento no período, com 11,6% de expansão. A ampliação do mercado de seminovos puxou o resultado dessas empresas. Em terceiro lugar ficou o segmento de Moda, com crescimento de 10,4% na comparação com 2015. Alimentação ficou em quarto lugar, com 8,8% de ampliação na receita.

As unidades de franquias em operação somaram 142.593 em 2016 – o número cresceu 3,1% em relação ao ano anterior. A taxa de mortalidade de unidades foi de 5,1%. Em 2015, essa taxa havia sido de 4,4%, e, em de 2014, de 3,7%.

O número de redes de franquia em atividade no Brasil foi de 3.039 em 2016, um decréscimo de 1,1% em relação a 2015, quando havia 3.073 marcas em operação no franchising. O Brasil está no quarto lugar entre os países com maior número de redes de franquia. Em primeiro lugar está a China, com 4.500 redes; em segundo, a Coreia do Sul (4.288); e, em terceiro, os Estados Unidos (3.828). Já em número de unidades de franquia, o Brasil fica em sexto lugar. Os Estados Unidos ficam na primeira posição, com 795.932 unidades. China (330.000) e Japão (260.992) ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Em 2016, as franquias alcançaram 42% dos municípios brasileiros –  2.321 de 5.570. A presença havia sido de 40% em 2015. Foram registrados no ano passado 1.192.495 de empregos no sistema de franquias, um crescimento de 0,2% em relação a 2015.

Fonte: PEGN

Postagem anterior

A era da Experiência 5.0 em uma economia feita por pessoas

Próxima Postagem

4 lições que o super bowl ensina para empreendedores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente
Franquias

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025
Destaque do dia

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

2 de maio de 2025
Loucos por Coxinha abre primeira loja em São Paulo
Franquias

Loucos por Coxinha chega a São Paulo e prevê 10 unidades ainda neste ano

28 de abril de 2025
Óticas Diniz investem na expansão da rede de franquias com foco em cidades menores
Franquias

Óticas Diniz investem na expansão da rede de franquias com foco em cidades menores

25 de abril de 2025
Próxima Postagem

4 lições que o super bowl ensina para empreendedores

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.