De olho no crescimento do mercado de cookware (utensílios de cozinha), o Groupe SEB, empresa francesa de eletroportateis e artigos para o lar, anunciou o retorno da Tefal para o mercado brasileiro. A marca esteve presente no no País dos anos 80 até 2017. Com a mudança de hábitos impulsionadas pela pandemia, decidiu retomar as operações mirando na fatia premium do segmento.
Segundo pesquisas, o mercado de cookware movimentou R$ 1,3 bilhão durante 2021, e até outubro registrou crescimento de 18%, em comparação ao mesmo período no ano de 2020. Essa tendência já vinha crescente – de 2019 para 2020 o segmento cresceu 37,9% em valor.
A principal explicação para esse aumento nos números são os novos hábitos que surgiram com a pandemia. Com as pessoas ficando mais tempo em casa, elas passaram a se dedicar mais à cozinha por prazer e isso incentivou uma aceleração no mercado.
Por conta desse cenário, o Groupe SEB, que já atua no segmento brasileiro de utensílios com a marca “Rochedo”, decidiu trazer a Tefal. A estratégia é de a marca entrar na categoria de “presentinhos” (lojas de presentes finos), na qual o grupo não está presente.
A empresa tem como foco atender uma fatia do mercado mais exigente, que busca produtos sofisticados e de alta performance. A primeira linha que será lançada é a Tefal Opti’Space, que visa otimizar o espaço na cozinha e proporcionar excelência.
Toda a movimentação da multinacional ocorre após um ano recorde para o Groupe SEB, que teve receita global de € 8 bilhões em 2021, crescendo mais de 16% em relação ao ano anterior. Esse resultado positivo também foi visto na América do Sul, onde o grupo cresceu mais de 22% e movimentou € 293 milhões.
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