Raia Drogasil fecha parceria com Prefeitura de SP e terá vacinação gratuita contra Covid-19

Raia elimina o 'Droga' do nome em mudança de marca

Raia Drogasil

A rede de farmácias Raia Drogasil inaugurou pontos de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em 17 unidades em São Paulo. Inicialmente, a companhia deverá imunizar pessoas com 75 e 76 anos, segundo informação divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada com a Prefeitura da capital, que visa disponibilizar doses gratuitas do imunizante à população.

De acordo com a rede de farmácias, esses locais irão funcionar como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em cada bairro. As vacinas serão aplicadas por agentes das próprias UBSs, entre 8h e 18h. Os pacientes, na faixa etária indicada, poderão procurar diretamente os estabelecimentos farmacêuticos ou deverão ser redirecionados por agentes que atuam na rede pública de saúde.

“Vamos otimizar essa aplicação por meio de nossa estrutura. A gente organiza toda a fila, auxilia o cadastro e disponibiliza o espaço, que pode ser tanto dentro da loja, com salas de aplicação de injeções, como numa tenda que nós alugamos”, explicou o presidente da Raia Drogasil, Marcílio Pousada, ainda de acordo com o Estadão. “Estamos aproveitando nossa capilaridade para poder auxiliar toda a comunidade no atendimento”, completou.

De modo geral, Pousada acredita que as farmácias da rede já têm capacidade para atuar efetivamente na vacinação, pois, ele explica que a companhia participa de outras campanhas de imunização, como no caso do antígeno contra a gripe, por exemplo. Contudo, o executivo explica que ainda deverá levar algum tempo até que os imunizantes contra o coronavírus sejam disponibilizados ou comercializadas pelo setor privado.

“Até conseguirmos vacinar toda a população prioritária, [mas] é muito difícil que o setor privado tenha algum protagonismo”, ressalta. “Nossa função agora é apoiar como possível”, complementa ele, fazendo menção à parceria.

Segundo Pousada, a Raia Drogasil pretende ampliar essa iniciativa para outros Estados e Municípios, caso seja possível fechar novas parcerias com outros governos estaduais ou prefeituras.

30 lojas mapeadas

Por hora, a companhia não revelou quantas vacinas serão disponibilizadas para a sua rede, mas diz que possui ao menos 30 lojas mapeadas em São Paulo que podem adotar o serviço de vacinação. Inicialmente, as 17 unidades que serão utilizadas como ponto de vacinação estão localizadas próximas a UBSs nos bairros: Limão, Brooklin, Brooklin Novo, Capão Redondo, Saúde, São Domingos, Butantã, Bela Vista e Campo Belo.

Em meio à possibilidade de a vacinação ter início em redes de farmácias, o professor do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Mikael Flambertto, que ministra aulas no Programa de Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação, explica que os farmacêuticos podem ser fundamentais para auxiliar na imunização da população.

Para Flambertto, não demorará muito para que esses profissionais sejam recrutados em todo o território nacional: “Acredito que se os farmacêuticos estiverem capacitados, eles poderão dar um respaldo enorme na imunização da população. Eles deverão, inclusive, trabalhar como vacinadores na campanha do Calendário Nacional de Imunização ou em outras iniciativas que, com certeza, irão surgir, porque o Ministério da Saúde (MS) vai precisar bastante”, disse ele, em recente entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do ICTQ.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile