Consumidores são menos leais às marcas do que eram há dois anos, diz estudo

Aumento na concorrência entre produtos e serviços e experiências decepcionantes foram justificativas dadas pelos entrevistados

consumidores

A maioria dos consumidores do Brasil e do México (87%) se consideram menos leais às marcas em comparação com 2022. A informação foi divulgada no Relatório ServiceNow Voz do Consumidor 2024: o desafio da fidelização às marcas.

Em meio às expectativas sobre a evolução de suas interações com as empresas, 39% dos brasileiros e mexicanos atribuem a diminuição da fidelidade às marcas ao aumento na concorrência entre produtos e serviços, enquanto 21% citam experiências decepcionantes como principal justificativa.

Os consumidores querem comprar de empresas que combinam perfeitamente o elemento humano personalizado com a conveniência da tecnologia. A segurança dos dados pessoais (88%), a capacidade dos agentes de resolver problemas facilmente (87%) e o suporte ao cliente rápido e em tempo real (80%) são considerados muito importantes ao escolher engajar com uma empresa.

O relatório destaca o potencial da IA para desempenhar um papel fundamental para ajudar as empresas a atender a essas expectativas em evolução dos clientes e manter a relevância.

“Mais do que nunca, os consumidores querem uma experiência pessoal e da forma mais rápida e fluída possível. As marcas que investem em transformação digital e IA para elevar as experiências tanto para os consumidores quanto para os agentes de suporte ao cliente estarão mais bem preparadas para construir relacionamentos duradouros com seus consumidores”, conta Katia Ortiz, vice-presidente da ServiceNow na América Latina.

Equilíbrio entre a IA e a conexão humana

O relatório mostra que os consumidores estão cada vez mais receptivos ao uso da IA no atendimento ao cliente, desde que haja espaço para a interação humana. Os dados levantados apontam que, ao integrar estrategicamente inteligência artificial com interações pessoais, as empresas podem oferecer uma experiência consistente e poderosa ao cliente:

O futuro do atendimento ao cliente

Olhando para o futuro do atendimento ao cliente, brasileiros e mexicanos esperam ver mais experiências baseadas em IA, apesar de alguma hesitação em usá-la. Será fundamental que as empresas integrem estrategicamente as ferramentas de IA com o conhecimento humano para garantir que a personalização não seja perdida.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile