Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da NR-1 para as mulheres no mundo corporativo

Sandra Takata de Sandra Takata
16 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados recentes do Ministério da Previdência, 64% dos afastamentos por transtornos mentais foram solicitados por mulheres. Isso reflete o peso da responsabilidade dos cuidados que, culturalmente, carregamos, nos sobrecarregando emocionalmente e abrindo espaço para quadros de ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

Um dos fatores por trás disso é que mulheres relatam precisar mostrar muito mais resultados no mundo corporativo, enfrentando desafios distintos para o desenvolvimento profissional. Temos menos acesso aos desafios estratégicos e, para promover inovações dentro das corporações, precisamos redobrar nossos argumentos. Essa luta constante é exaustiva, mas nossa força demonstra nosso potencial.

Nesse contexto, acredito no impacto positivo da NR-1 (diretriz do Ministério do Trabalho que estabelece regras gerais sobre segurança e saúde no trabalho, incluindo riscos psicossociais) de transformar empresas, especialmente ao considerar políticas voltadas para as mulheres. Apesar disso, há obstáculos: enfrentamos tanto aproveitadores, que vendem certificados falsos por R$ 29,90 nas redes sociais, quanto visões preconceituosas, que enxergam a norma como motivo para preferir a contratação de homens.

No entanto, é importante destacar que a diversidade traz benefícios aos negócios. Um estudo da Deloitte, “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023“, comprova isso:

  • 96% das empresas afirmam que iniciativas de DE&I promovem um ambiente mais acolhedor.
  • 95% destacam melhorias na qualidade da força de trabalho.
  • 94% reconhecem a geração de valor por meio dessas práticas.

Para o varejo, que já enfrenta desafios na contratação de pessoas devido à concorrência com profissões como motoristas de aplicativos e criadores de conteúdo digital, engajar os colaboradores atuais e fortalecer sua reputação junto às comunidades nunca foi tão urgente. Empresas sérias podem promover mudanças criativas e ousadas, transformando não apenas o ambiente corporativo, mas também sua comunidade.

A NR-1 ganha ainda mais relevância quando consideramos que a maior parte da força de trabalho no varejo é composta por mulheres, reforçando sua importância para elevar o patamar das empresas por meio da capacitação.

Além disso, a preparação de líderes será essencial nesta fase, considerando que a falta de apoio da liderança é um risco psicossocial contemplado pela NR-1. Em vez de enxergar a norma como um impedimento, podemos pensar de forma inovadora, realizando conversas inteligentes e maduras com as equipes, ouvindo ativamente e analisando os problemas internos de maneira adulta.

Será que seus líderes estão realmente preparados? Ou será necessário capacitá-los, especialmente para gerir pessoas e entregar resultados?

Reconheço que, para os empresários, cumprir tantas regras em um momento de desafios econômicos é desafiador. Mas, trabalhando juntos, podemos construir corporações saudáveis e sustentáveis. E, você? Vai promover mudanças ou prefere comprar o certificado de R$ 29,90?

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Postagem anterior

Peça Rara Brechó completa 18 anos e mira 300 lojas em 5 anos

Próxima Postagem

Speedo projeta R$ 500 milhões até 2030 com entrada em redes de academias

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Speedo

Speedo projeta R$ 500 milhões até 2030 com entrada em redes de academias

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.