A Adyen lançou o Adyen Uplift, uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA). A tecnologia já apresenta impactos em eficiência e ganhos financeiros, com aumento médio de 6% nas taxas de conversão de transações de pagamento online.
A solução foi testada por mais de 60 empresas em diferentes regiões — incluindo Patagonia, On, Indeed e Nord Security. O conjunto de modelos de IA também contribuiu para a redução de regras manuais na gestão de risco: houve uma diminuição média de 86% nesse tipo de configuração, e 35% dos clientes eliminaram completamente essas regras, com impacto na economia de tempo e recursos.
O Adyen Uplift foi desenvolvido para permitir que modelos de IA compartilhem informações e aprendam com as decisões uns dos outros, criando uma rede de interdependências. A experiência de pagamento de um cliente, por exemplo, depende do risco previsto, que é influenciado pelo resultado da autenticação e pela escolha das vias de pagamento. Isso também define a estratégia de nova tentativa em caso de falha no pagamento.
A solução permite identificar compradores com base em dados previamente analisados. Sempre que uma marca recebe um novo cliente, há mais de 90% de chance de a Adyen já ter registrado aquela combinação de informações, o que possibilita validar a transação e concluir o processo de forma mais rápida. Isso também contribui para a prevenção contra fraudes, reduzindo a necessidade de regras manuais e a carga operacional das equipes.
A tecnologia seleciona de forma dinâmica a via de autenticação mais adequada para cada pagamento, como o uso do protocolo 3DS ou Data Only, considerando o equilíbrio entre risco e experiência do consumidor. Cada transação passa por múltiplos pontos de decisão da IA — entre dois e cinco, em média — com tempo de resposta de cerca de 20 milissegundos.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação