Chicago se prepara para sediar a maior feira de foodservice das Américas, a National Restaurant Association Show (NRA Show 2025). E, como em todos os anos, a cena gastronômica da cidade – conhecida por ditar tendências no setor – apresenta novidades que tornam a presença ali, nesta época, ainda mais interessante.
Às vésperas da NRA Show, a Mercado&Consumo percorre, junto com a delegação da consultoria Gouvêa Foodservice, uma série de operações – restaurantes, bares, confeitarias, mercados e lojas de varejo. E faz uma cobertura completa das novidades e tendências vistas em Chicago que podem inspirar quem atua no foodservice brasileiro – operadores, indústrias, distribuidores, ou seja, todo o elo da cadeia.
Hotel Chocolat
O Velvetiser Café é o grande destaque de uma das lojas que a Hotel Chocolat acaba de inaugurar em Chicago. Nele, o cliente pode se sentar para apreciar o reconfortante chocolate quente feito na máquina criada pela marca, a Velvetiser.
A Hotel Chocolat foi fundada no Reino Unido em 2004 e tem mais de 160 lojas no país de origem. Em 2024, foi adquirira pela gigante Mars, Inc.. As duas lojas que a marca possui em Chicago foram abertas em abril deste ano.
O lema da Hotel Chocolat é: “mais cacau, menos açúcar”. Além da bebida, a marca premium vende barras e bombons de sabores tão diversos quanto coalhada de limão frutada, pimenta picante e caramelo salgado.
“Originalidade, autenticidade e ética” permeiam todo o processo produtivo, de acordo com a empresa. A Hotel Chocolat tem uma fazenda de cacau própria em Santa Lúcia, no Caribe. Os produtores recebem remuneração acima da média. A ideia, segundo a empresa, é “levar felicidade tanto às pessoas que comem chocolate quanto às que cultivam”.
O maior Bar de Cerveja Amanteigada dos Estados Unidos fica na recém-inaugurada loja Harry Potter em Chicago. Lá, os fãs da saga podem saborear a icônica bebida e se deliciar com um produto que só é vendido naquela unidade: pipoca de caramelo, um símbolo da cidade.
Os visitantes ainda podem se deliciar com produtos de confeitaria, como Feijões de Todos os Sabores e Sapos de Chocolate. E, claro, mergulhar no universo de Hogwarts em meio a roupas temáticas, brinquedos, varinhas e colecionáveis.
Personalização, ambientação, música, atendimento: tudo ali é feito para mesmo quem não é fã da saga se encantar. A loja é totalmente instagramável e não é incomum clientes entrarem fantasiados.
Deep Purpl e Lizzano
O açaí tipicamente brasileiro é o carro-chefe da rede Deep Purpl, fundada há cinco anos pelo jovem paulistano Gabriel Fleury. De lá para cá, o produto caiu no gosto de muitos americanos: a rede já conta com 11 lojas na cidade de Chicago e outra na Califórnia.
No começo do projeto, Fleury percebeu que precisava estimular as pessoas a experimentarem o produto. Deu certo. O açaí com leite em pó e condensado está no cardápio, mas representa apenas 0,5% das vendas. Isso porque a maioria do público não é brasileira – e, sim, local.
A Deep Purpl não é a única empreitada de Fleury na cidade. Ele acaba de abrir o Lizzano, especializado em spritz e paninis italianos. Outra loja será aberta da marca em breve na mesma cidade. Mais uma vez, ele chamou para si o desafio de apresentar produtos que nem todos os americanos conhecem.
“Escolher bom ponto, ter proatividade e produto bom é que fazem a diferença”, sentencia Fleury. Para ele, o ambiente americano ajuda. “É um país de muitas oportunidades.”
Charlie Baggs
“Nós levamos sabor à vida.” Esse é o lema do centro de inovação culinária Charlie Baggs. De redes de restaurantes regionais a varejistas nacionais e fabricantes de bens de consumo, a empresa, tocada por chefs e cientistas, ajuda outros negócios a criar receitas “padrão ouro”.
O trabalho da empresa cobre todo o ciclo de vida do produto, desde a inspiração, o desenvolvimento e a técnica, até a ativação da marca e de vendas. “Nos resolvemos problemas. Somos uma mistura de chefs e cientistas que resolve problemas para a indústria alimentícia e para ao foodservice”, disse Charlie Baggs, o fundador, que recebeu pessoalmente a delegação da Gouvêa Foodservice em Chicago.
Imagens: Mercado&Consumo.