As vendas no varejo brasileiro cresceram 4,6% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no país.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve alta de 7,6%.
“O efeito calendário foi crucial para o crescimento das vendas em julho deste ano na comparação com julho do ano passado. Não fosse isso, diria que o varejo andou de lado”, afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, em nota.
Em julho de 2018, foram realizadas duas partidas da seleção brasileira durante a Copa do Mundo, que empurraram o consumo para baixo naquelas datas. Julho deste ano também contou com uma quarta-feira a mais e um domingo a menos, dia que é fraco para o varejo.
Mariotto acrescentou que um ponto positivo para o consumidor foi a queda dos preços nos últimos dois meses, o que contribuiu para uma leve aceleração das vendas. “Os lojistas, no entanto, não puderam comemorar porque a queda dos preços causou diminuição de receita.”
Descontada a inflação, todos os blocos que compõem o ICVA apresentaram crescimento em julho quando comparados com julho do ano passado.
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