Na esteira de mudanças implementadas por Elon Musk no Twitter, rebatizado de ‘X’ pelo bilionário, no início da tarde desta quarta-feira, 16, usuários que não assinam o serviço deixaram de ter acesso ao ‘Xpro’, o antigo TweetDeck. Quem tenta acessar o site é redirecionado a uma página que sugere a assinatura do serviço.
O Tweetdeck permitia a organização de diversas ‘timelines’ do Twitter por colunas e temas.
Em agosto já tinha sido anunciado que a ferramenta seria integrada ao pacote de quem paga pelo selo de verificação na rede.
Desde que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, no ano passado, Musk tem feito uma série de mudanças seja na equipe, no aplicativo e até mesmo na identidade visual da marca, em uma tentativa de recuperar o investimento feito na plataforma.
Mudança de nome
Elon Musk, juntamente com a nova diretora executiva, Linda Yaccarino, anunciou em 24 de julho, uma transformação importante do Twitter, que mudará seu nome para “X” – e deverá adicionar atividades de mensageria e pagamentos, como um super app, plano de Musk desde que assumiu a empresa, no ano passado.
Ao entrar no site nesta segunda-feira já é possível ver o novo símbolo da rede social: um X estilizado que aparece onde antes o passarinho azul “voava” na tela tanto no carregamento da página quanto no canto superior esquerdo. O nome do site ainda continua com o título antigo e a identidade visual do aplicativo ainda não foi modificada.
Não demorou para que os usuários do Twitter transformassem a mudança da rede social em meme.
Foram 12 anos do símbolo do pássaro na rede e, para muitos que frequentam o Twitter há bastante tempo, o nome é o fim definitivo de uma era na plataforma. Para outros, o caminho tomado por Musk é uma das possíveis soluções para alavancar o site novamente. Para quase todos, porém, a mudança, anunciada de forma repentina, foi encarada como uma oportunidade para fazer memes.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock