A gestora de investimentos HSI acaba de adquirir a administradora de shoppings centers Saphyr, que conta atualmente com 11 empreendimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Amazonas e Acre. Com a negociação finalizada, a empresa, que já pertencia ao portfólio do fundo Hemisfério Sul Investimentos IV (“fundo IV”) da gestora, também ganha um novo nome: Alqia.
Segundo a HSI, com o fundo IV, criado em 2013, chegando em seu período de desinvestimento, a venda da companhia era necessária. “No entanto, a HSI optou por não realizá-la, dado seu papel estratégico fundamental para os resultados da gestora, que está sempre atenta para encontrar lugar para crescer. Além disso, já existia uma sinergia na operação e na cultura das empresas, que priorizam a alta performance, que também foi fundamental para a realização do negócio”, diz a HSI, em nota.
Ainda de acordo com a gestora, outro fator que influenciou a aquisição foi garantir o controle dos negócios e uma gestão ativa sobre os ativos da empresa, principalmente nos 11 shoppings centers, sendo sete deles dentro do Fundo de Investimento Imobiliário HSI Malls (HSML11).
Essa foi a primeira vez que uma gestora comprou um ativo pertencente ao portfólio de um fundo gerido por ela mesma. Assim, segundo a HSI precauções foram tomadas para excluir qualquer tipo de conflito de interesse com investidores institucionais. A assessoria PwC foi contratada para a avaliação de mercado da companhia. Após este processo e da aprovação da venda pelos investidores, a HSI pagou um valor 30% superior ao avaliado.
Nova marca
Feita a aquisição, a Saphyr passou por um trabalho de branding que trouxe uma mudança de nome e identidade para a marca, que agora passa a se chamar Alqia. “O nome Alqia é inspirado no conceito de alquimia e chega para reforçar a nossa capacidade de transformar, construir experiências e gerar valor em conjunto”, diz Fred Youssef, CEO da Alqia.
A HSI diz que pretende expandir a atuação da Alqia para outros ativos, além dos já investidos pela gestora. Existem negociações em curso, atualmente, com dois shoppings e planos de ampliar a atuação para outros segmentos. “Além de ter a excelência da administração de shoppings em nossos ativos, vamos trabalhar para a expansão deste serviço para o mercado”, diz Maximo Lima.
O consultor Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da consultoria Gouvêa Malls e colunista da Mercado&Consumo, destaca que a mudança de nome da Saphyr já era cogitada desde a saída do sócio-fundador, Paulo Stewart. “Por coincidência, a mudança está sendo anunciada ao mercado uma semana depois que a empresa formada por Aliansce Sonae e brMalls trocou oficialmente o nome para Allos. A ideia de transformação por trás da nova marca é mais um sinal de que os shoppings enterraram de vez o conceito de ‘templos de consumo’ e miram no objetivo de ocupar um papel mais relevante na vida das pessoas e comunidades às quais servem”, analisa.
Imagem: Reprodução