Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Lu, Alexa e outras imagens e vozes que estão revolucionando o varejo

Redação de Redação
16 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

O comércio eletrônico passou por vários momentos no Brasil nas últimas duas décadas. Primeiro, houve a necessidade de os consumidores aprenderem a usar computador e mouse para fazer compras. Ao longo do tempo, cada vez mais categorias de produtos passaram a ser comercializadas online. Hoje, grande parte das compras é feita por meio de um clique no celular.

Uma nova era teve início de uns anos para cá, em que a voz tende a ser a grande protagonista. A Alexa, da Amazon, a Lu, do Magazine Luiza, e a Bia, do Bradesco, são exemplos de “atendentes” virtuais que já fazem parte da vida de muitos brasileiros e têm grande importância na rotina deles.

“Até o final de 2020, mais de 50% das pesquisas de compra serão feitas por comando de voz”, afirma Caio Camargo, sócio-diretor da Gouvêa Tech. Ele cita dados que mostram que, hoje, um a cada três americanos já possui sistemas de inteligência de voz; na China, a proporção é de um para dez. “A vantagem é que o uso da voz é mais intuitivo”, afirma.

Interações personalizadas e inteligentes

Essa nova realidade só é possível por causa do advento da inteligência artificial e da computação em nuvem. Isso permite que as experiências sejam cada vez mais inteligentes e personalizadas, afirma Ricardo Garrido, diretor-geral da Alexa, da Amazon.

A voz da Alexa foi apresentada em primeira mão em 2019 durante o Latam Retail Show. Atualmente, o equipamento já é usado no dia a dia de muitos brasileiros. “É um erro pensar que esse dispositivo é restrito a um público específico. A Alexa funciona muito bem nos extremos, tanto entre as crianças, que usam para pedir músicas, por exemplo, quanto entre os idosos, que usam para apagar a luz sem precisar sair do lugar.”

Os brasileiros que assinam o serviço Amazon Prime já podem, também, fazer compras pela Alexa. O primeiro passo é ditar os produtos em falta para serem colocados numa lista. Depois, é só ouvir os preços e condições de pagamento oferecidos e, ao fim, dá para concluir a compra no site.

Influencer com 20 milhões de seguidores

Outro grande case de atendimento virtual, esse totalmente nacional, é o da Lu, do Magazine Luiza. A personagem nasceu em 2003 e passou por muitas mudanças até, em 2014, se tornar um dos principais diferenciais da empresa e porta-voz da marca em todos os canais: lojas físicas, e-commerce e propagandas.

“Hoje, a Lu tem mais de 20 milhões de seguidores e é considerada uma influenciadora digital, fazendo com que a Magalu seja a marca com maior engajamento em várias plataformas”, conta Pedro Alvim, gerente de redes sociais e marketing de influência da empresa.

Foi o Magazine Luiza, também, que primeiro se atentou à necessidade de promover acessibilidade no próprio site. Para isso, em 2014 lançou mão Hand Talk, plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais e que tem a própria estrela: o Hugo.

O personagem traduz automaticamente textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais e para a Língua Americana de Sinais por meio de inteligência artificial. “Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia deixa as coisas mais fáceis. Para as que têm deficiência, torna as coisas possíveis”, diz o CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório.

Inclusão, diversidade e acessibilidade

Ele destaca que as bandeiras de inclusão e diversidade são cada vez mais importantes para as empresas, mas a maioria dos sites ainda não conta com esse tipo de facilidade. E ferramentas do tipo não conquistam apenas quem precisa delas no dia dia. “A mãe de um garoto surdo que compra na Magalu também vai querer usar a marca.”

Para ele, o futuro de Hugo, que acaba de ganhar uma “colega”, a Maya, está no reconhecimento também de movimentos.

Os desafios para os próximos anos

Os sistemas, no entanto, ainda têm também muitos desafios pela frente. “O principal é fazer com que a o usuário fale com a Alexa da mesma forma que conversa com um amigo”, diz Garrido. Para Alvim, trabalhar com mais inteligência com a enorme quantidade de informações à disposição é outra forma de melhorar o serviço.

Ricardo Garrido, Ronaldo Tenório e Pedro Alvim participaram, nesta quarta-feira (16), de um dos painéis do Global Retail Show 2020, atendendo ao convite de Caio Camargo. O GRS 2020 é o maior evento digital de varejo e consumo do mundo e que termina no próximo sábado.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Experiência do cliente deve estar no centro da estratégia

Próxima Postagem

Digitalização dos meios de pagamento impulsiona vendas no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Digitalização dos meios de pagamento impulsiona vendas no varejo

Digitalização dos meios de pagamento impulsiona vendas no varejo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.