Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Tecnologia, criatividade e espírito empreendedor ditam o varejo na Índia

Redação de Redação
16 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

A Índia é um país com muita tecnologia e inovação. Segundo Ken Nisch, chairman da JGA, olhar para este mercado é importante para os negócios no mundo inteiro. Ele citou, durante sua participação no Global Retail Show, o exemplo do e-commerce, que cresceu de maneira muito rápida e impactou diretamente as empresas indianas que não estavam preparara para essa experiência de compra digital.

A Índia e o Brasil têm uma história muito interessante e questões geográficas muito parecidas. Aproximadamente 50% do PIB da índia é baseado em exportações, no Brasil esse número é de 25%. A índia se foca primariamente nas exportações de itens acabados como minerais, produtos químicos, farmacêuticos. O Brasil trabalha mais com commodities, como açúcar, petróleo e coisas do gênero.

Ken explicou que apenas 20% do varejo indiano é considerado organizado – e organizado é um termo interessante – e os outros 80% do mercado permanece desorganizado no que diz respeito ao varejo tradicional. “A questão da evolução do varejo é que diferencia a Índia no Brasil”, disse.

O executivo contou que o comércio eletrônico tem crescido muito na Índia e isso alterou significativamente o mercado. Enquanto em muitos países as vendas no digital cresceram, tirando os consumidores das lojas, na Índia isso não aconteceu. As vendas no online e no offline se complementaram e prosperaram juntas, não esvaziando as operações físicas”, explicou, ao citar que a pandemia alterou alguns aspectos e acelerou algumas tendências.

Vishal Kapoor, chief Design Officer do Future Group India diz enxergar um ponto positivo e uma luz o fim do túnel com as pessoas repensando novas formas de atuar nos negócios. Segundo ele, antes da pandemia, o varejo indiano estava em um ponto confortável, com tudo muito bem precificado e as noções de valor quase sempre voltadas para o preço. “Apesar do problema econômico que atinge o mundo como um todo, iremos conseguir superar essa fase. Daqui nove ou dez meses teremos uma resposta positiva nos negócios”, acredita.

O executivo da Future Group Índia espera que em seis meses será possível voltar ao cenário normal, principalmente porque a Índia é país empreendedor e com empreendedores dependentes de si mesmos e não do governo.

Força do varejo indiano

O varejo como um todo corresponde a 10% do PIB indiano e o crescimento do setor apresentava crescimento importante no arejo físico e digital antes da pandemia. Existem muitos varejistas organizados, mas Kapoor indica que o mercado pode aprender muito com os semi-organizados. Varejistas menores e semi-organizados conseguem penetrar em regiões que os grandes players não conseguem entrar. E a tecnologia beneficia a inclusão desta parcela de varejistas no mercado. “Alguns varejistas menores estão fazendo entregas com mais precisão que a Amazon, tudo porque é possível conhecer ainda mais o seu consumidor atuando em nichos reduzidos”, disse.

Cultura de trabalho

A Mahindra é uma empresa de 75 anos, com uma mentalidade conservadora. E o trabalho de Nikunj Jain, gerente de Inovação, é fazer a gestão da inovação para a empresa. Ele conta que toda a ideia de trabalho remoto era inexistente. “Estamos em uma indústria que é puramente física. Então, quando tivemos que entrar na era digital, foi um choque. Interna e externamente. Repensamos nossas relações com
fornecedores, com inovação, com gestão e treinamento. Mudou bastante”.

Meu papel é olhar para a inovação e colaborar com a alteração do mindset das pessoas para sairmos da nossa zona de conforto. A pandemia tem sido um grande impulsionador para tirar as pessoas da zona de conforto delas, pois a mudança de comportamento foi expressiva no mundo inteiro. Para ele, a missão de inovar uma empresa que atua da mesma forma há anos é outro desafio para o momento. “É um desafio dentro de outro desafio”, lembrou.

Nikunj Jain reforçou que o mais importante é entender como resolver problemas e a forma como a Índia e o Brasil pensam é muito semelhante, portanto, existe muita sinergia na maneira como as questões são solucionadas.

Mercado familiar

A Índia é um mercado gerido por famílias. Ter o nome da família fixado à empresa influencia o lado dos negócios é um facilitador em muitos aspectos, assim como ter seu nome bem cotado no governo para conseguir melhores taxas. É uma espécie de associação adicional. “A reputação da família assim com a associação daquilo que a família faz é extremamente válido no mercado indiano. O cuidado que que eles têm e a confiança é sem precedente, por isso o aspecto familiar traz muitas vantagens” disse.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia aposta em venda digital, marcas próprias e franquias para crescer

Próxima Postagem

RH virtual: empresas se adaptam ao novo normal nos processos online

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital
Notícias

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
RH virtual: empresas se adaptam ao novo normal nos processos online

RH virtual: empresas se adaptam ao novo normal nos processos online

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.