Valorização do time, força e resiliência: as lições de Rebeca Andrade para o mundo dos negócios

Medalhista olímpica participou do encerramento do Latam Retail Show de 2021

Rebeca Andrade, ginasta e medalhista olímpica brasileira Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Desde que deixou Tóquio, no mês passado, a ginasta e medalhista olímpica Rebeca Andrade vem fazendo agradecimentos às pessoas que a ajudaram a chegar no pódio, direta ou indiretamente. Para a jovem brasileira, o fato de estar no foco das atenções tem feito deste o momento perfeito para exaltar o valor da equipe que a acompanha.

“Sempre tive muito claro o fato de que ninguém chega em nenhum lugar sozinho. Tudo o que eu conquistei, dentro e fora do esporte, foi porque tive pessoas me ajudando. Na Olimpíada, eu estava aparecendo muito e achei que era o momento perfeito para mostrar para todo mundo que aquelas medalhas não eram só minhas, mas de todos os profissionais – preparador físico, psicóloga, gestora, médico -, dos amigos, das meninas que treinam comigo, da minha família”, disse a atleta em conversa com Marcos Gouvêa de Souza, CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, num dos painéis finais do Latam Retail Show de 2021.

Além de destacar a importância de valorizar o trabalho da equipe, Marcos Gouvêa de Souza destacou que Rebeca Andrade tem muito mais a compartilhar com os executivos que acompanharam o evento. A resiliência com a qual enfrenta as dificuldades, como contusões e outras frustrações que fazem parte da carreira, por exemplo.

“Essa força vem muito da minha mãe e do meu treinador, que está comigo desde que eu tenho 6 anos. São pessoas que estavam do meu lado em todos todos os momentos de alegria e nos difíceis também. Quando passei por lesões, em muitos momentos tive vontade de desistir e minha mãe falava para tentar novamente.”

E se Rebeca Andrade fosse uma marca, que mensagem ela teria de passar? – questionou Marcos Gouvêa de Souza. “Pela vida que eu tenho, teria de mostrar força; qualidade – porque dentro do esporte não posso fazer nada ‘mais ou menos’ -, processo, porque nada acontece de um dia para o outro, é uma construção; e felicidade e leveza”, respondeu a atleta.

Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Sair da versão mobile