Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Vanessa Sandrini: “É para o executivo que está aqui sentar e pensar nessa questão”

A diretora de varejo do JHSF/Fasano questionou o público presente sobre a falta de mulheres em cargos de liderança no varejo

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
16 de setembro de 2022
no ESG, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
mulheres no varejo

A presença de mulheres em cargos de liderança no varejo ainda é pequena. De acordo com dados da FGV Direito, a maioria dos estudantes nas faculdades brasileiras são de mulheres, mas apenas 2% de mulheres ocupam cargos de presidência entre as 250 maiores empresas do Brasil. Os dados escancaram uma realidade de séculos de desigualdade e opressão que refletem até hoje as diferenças no tratamento e nas oportunidades. Apesar dessa questão estar latente na sociedade nesses últimos anos, ainda existe um longo caminho para mudança.

O debate sobre a presença das mulheres no setor de varejo ocorreu no terceiro e último dia do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo foi parceira de mídia e fez uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres no Varejo, explica que os tempos são diferentes e hoje vemos mais mulheres em posições de liderança, mas que isso ainda é muito pouco. “Atualmente 13% dos cargos de CEO no mundo são ocupados por mulheres e 1% por mulheres negras”, destacou.

A presidente do instituo também citou a questão da gravidez, que muitas vezes é tratada com preconceito e como um impeditivo na cultura das empresas. “Tem vários papéis que temos que começar a mudar mindsets”, complementou.

Segundo Vanessa Sandrini, diretora de varejo da JHSF/Fasano, os dados estão ali apenas para chamar a atenção para a pauta, o que está faltando são ações de conselheiros que são, na maioria, homens. A executiva também explicou que o ideal seria que pessoas pudessem chegar a esses postos de liderança sendo quem são e não tendo que se enquadrar em características e comportamentos.

Ela ainda citou como, historicamente, mulheres precisavam se masculinizar para serem aceitas nessas posições. “A organização precisa entender que é impossível prosperar deixando metade das pessoas para trás”, comentou.

A situação atual

“A gente percebe que realmente temos muito trabalho pela frente”, disse Sandra ao ser questionada sobre como está na prática a atuação das companhias. A presidente ainda destacou que existem coisas básicas que podem ser feitas pelas empresas, mas que não estão sendo vistas.

De acordo com Karol, diretora de marketing da Royal Supermercados e influenciadora, a reputação da empresa, ainda mais em um momento que as redes sociais estão tão integradas e presentes, é um ponto que impacta diretamente nas decisões. “A reputação é muito importante, mas será que, na prática, ela realmente funciona. Ainda tem que evoluir muito, sair do outdoor e ir para execução” completou.

Na mesma linha, Vanessa também abordou a questão da reputação ao explicar o porquê de muitas empresas iniciarem projetos voltados para diversidade e inclusão. “Hoje existe uma preocupação geral de como blindar minha empresa de comentários”, explica.

A diretora ainda fez questão de reforçar ser um momento desafiador, mas também ideal para provocar mudanças. Para ela, a diversidade é uma das formas das empresas inovarem e ampliarem os olhares sobre diversas questões. “Mais do que ver mulheres, eu queria ver a diversidade acontecer, por uma questão de ser melhor para mim, para vocês e para sociedade”, finalizou Vanessa.

Imagem: Marcelo Audinino

Postagem anterior

BC comunica vazamento de dados de 137.285 chaves Pix ligados ao Abastece Aí

Próxima Postagem

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
novo

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.