Flagships e lojas-conceito de encher os olhos em São Paulo

Morumbi, Jardins, Higienópolis e Pinheiros são os bairros preferidos das marcas para abrir espaços

Casa La Pastina

Elas têm arquitetura inovadora, tecnologia de ponta, apresentam as principais tendências do mercado e oferecem serviços que proporcionam uma experiência única ao cliente. Tudo isso sem terem como foco principal a conversão em venda. Estamos falando das flagships e das lojas-conceitos, espaços criados estrategicamente por redes dos mais variados segmentos para encantar o cliente.

“As marcas fazem um investimento gigantesco neste tipo de loja para gerar relacionamento com o cliente e provocar o consumidor. Não necessariamente elas esperam que o espaço gere lucro, por conta do volume de dinheiro investido. Porém, há ganhos. Quando o cliente passa pela experiência nesse ambiente, ele vai lembrar da marca e vai buscar o produto em uma loja física tradicional ou pelo e-commerce”, diz Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting e colunista da Mercado&Consumo

Rebetez conta que as flagships não são feitas para escalar, são lojas únicas. Já as lojas-conceito têm design, estrutura e estratégia que deverão ser seguidos pelas lojas que forem abertas ou reformadas nos anos seguintes.

Ele cita a região da Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, e os bairros de Pinheiros, Higienópolis e Morumbi como os corredores preferidos das marcas para abrir esses espaços.

“Há marcas que fogem um pouco desse circuito e buscam estar onde seu público-alvo frequenta. É o caso da Centauro, que criou a Arena Centauro no Parque do Ibirapuera. Lá ela proporciona uma série de experiências imersivas aos frequentadores do parque. Há grupos de corridas, orientação sobre modelos de tênis, cursos e serviços gratuitos”, comenta Rebetez.

Outras referências em flagship e loja-conceito, na análise do executivo, são a Dengo, da fabricante de chocolates de mesmo nome, e a Zara. 

Segundo ele, a loja da Dengo em Pinheiros “é escandalosamente linda e um convite ao consumidor”. “Lá é possível aprender sobre os diferentes tipos de cacau, tomar café, fazer uma refeição rápida, degustar chocolates e ainda contar com o clima muito agradável do ambiente e o atendimento impecável de atendentes experts no assunto. Sem contar o dress code dos colaboradores, que é impecável.”

Da Zara, Rebetez destaca a integração da loja física com a digital. “Com o app da marca no celular, o cliente consegue saber se aquela roupa exposta na arara tem estoque no seu número e na cor desejada. Também oferece o modelo de autosserviço. Você consegue agendar horário para usar o provador e pagar sem passar pelo caixa, além de outras facilidades”, frisa.

Para ele, quanto mais prazeroso for o espaço e mais conectadas e fluidas essas marcas conseguirem se apresentar, mais proximidade elas terão com os clientes.

Nelson Kheirallah, coordenador do Conselho do Varejo da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), concorda com Rebetez e acrescenta que essas lojas – flagship e conceito – têm espaço amplo para o consumidor ficar à vontade, experimentar, sentir e tocar no produto.

“Também é importante que o trabalhador dessa loja tenha um nível de excelência acima do nível normal do comércio. Ele precisa ser uma pessoa com muita experiência e ter conhecimento sobre o produto da marca para poder proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Se elas tiverem simplesmente um vendedor que pega o produto na prateleira e mostra, o consumidor não ficará satisfeito”, orienta Kheirallah.

Assim como Rebetez, Kheirallah ressalta que as flagships não são criadas para dar lucro. “Se a venda não foi feita nela, o consumidor vai procurar outra loja da marca em outro dia porque se lembrará da experiência que teve no local e acabará comprando.”

Rebetez destaca que, ainda assim, é possível medir o retorno dessas lojas para as marcas.. “Além das vendas no local, é possível saber quantas vendas foram impulsionadas num raio de até 2 km de distância nas transações online, por exemplo”, explica.

NBA Store

Flagships e lojas-conceito de encher os olhos em São Paulo
NBA Store

A NBA Store montou a NBA Arena do Morumbi Town para fazer o consumidor e fãs da Liga terem uma verdadeira imersão nesse universo. A loja tem dois andares e um espaço total de 1.500 m² e possui espaços instagramáveis, máquinas de arremesso pop-a-shot, totem para tirar fotos com os jogadores, área de videogame com consoles PlayStation 5 e o jogo NBA 2K. 

A loja conta com um mural pintado pelo artista brasileiro Kobra, uma quadra de basquete usada para locações e treinos e um rooftop onde são servidos lanches e bebidas. Também há ampla oferta de produtos, incluindo sneakers e as regatas dos times. Lá, ainda é possível comparar o tamanho da própria mão com a dos jogadores.

Durante a semana, a Arena NBA recebe aulas do Basketball School de mais de 100 crianças e adolescentes, que treinam na quadra em dias e horários variados. Aos finais de semana, com frequência são organizados eventos especiais para os fãs. 

O local já abrigou uma sessão de “meet and greet” com o jogador brasileiro Raul Neto e gravações de conteúdo do time de influenciadores de Jr. NBA. 

A Arena NBA funciona das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, ela é aberta às 14h.

NBA Store Arena – Morumbi Town Shopping – Av. Giovanni Gronchi, 5.930 – Vila Andrade, São Paulo (SP).

Soneda

Soneda

A Soneda, rede de perfumaria e cosméticos, inaugurou, em abril deste ano, uma flagship na Avenida Paulista. A “Casa da Beleza”, como foi batizada, também é uma one stop shop, na qual é possível encontrar produtos de beleza, uma variedade de produtos da Daiso Japan, salão de beleza, o restaurante japonês Nakamise Ya e ambientes de convivência para toda família, inclusive os pets.

Destaque para o jardim japonês e o Mural da Beleza, com uma pintura de uma figura feminina assinada pela artista plástica Camila Gondo, com vários elementos nipônicos como Darumá, Tsuru e o Maneki Neko.

A loja também deu início à campanha da Soneda, em parceria com a Reciclo Beleza, de logística reversa e reciclagem das embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos. É só o cliente levar sua embalagem e descartar de forma sustentável no ecoponto.

Aos fins de semana, a loja promove experimentações, workshops e imersões com produtos de marcas parceiras.

A loja funciona de segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos e feriados das 10h00 às 19h00.

Soneda – A Casa da Beleza – Av. Paulista, 1.405, Bela Vista, São Paulo (SP).

Zara

Zara Flagship

A Zara inaugurou sua loja-conceito no Shopping Pátio Higienópolis em agosto deste ano. Com uma área de mais de 2.000 m², a loja tem um ambiente clean e oferece soluções tecnológicas que integram loja física com a plataforma online.

O espaço permite que o cliente “fale” com a marca a todo momento e por qualquer dispositivo. Por meio do aplicativo da Zara, o consumidor conta com funcionalidades como retirar seu pedido do e-commerce na loja em até duas horas, saber a localização de uma peça na loja, consultar a disponibilidade dos itens que vê expostos e até reservar um provador com horário marcado.  

A unidade oferece, ainda, provadores digitais com contagem automática da quantidade de peças, indicação de cabine livre para uso e caixas específicas para o recebimento de devoluções. Também possui áreas com caixas de autoatendimento.

As práticas sustentáveis também foram priorizadas tanto no design quanto no atendimento. A construção tem como foco a redução do impacto ambiental e do consumo de água e energia. Entre as medidas, estão: sistemas eficientes de refrigeração, iluminação LED e uso de materiais mais sustentáveis. Tanto a madeira quanto os produtos de papel – sacola e etiquetas – possuem certificações florestais internacionalmente.

Zara Flagship – Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, São Paulo (SP).

Casa La Pastina

A La Pastina, uma das maiores importadoras de produtos alimentícios e vinhos do País, mantém uma flagship, a Casa La Pastina, na Rua Oscar Freire, nos Jardins.

O espaço tem dois andares e 620 m² e conta com a fachada quase toda aberta. O ambiente remete a Puglia, origem da Família La Pastina. Dentro, o consumidor encontra Empório, Caffè, Wine Bar, Restaurante, Panetteria, Rosticcerie, Sorveteria e Espaço de Experiências.

Segundo o gerente-geral, João Renato da Silva, a loja reúne todos os produtos importados pela marca em um único lugar. Lá é possível encontrar azeites, vinhos, embutidos, queijos, entre outros, de vários países. “O cliente pode degustar à vontade queijos artesanais, embutidos e sorvetes sem se sentir num cercadinho”, diz.

Uma vez por mês, o espaço organiza a “Feira do Vinho”, na qual o cliente pode degustar 20 rótulos de vinhos e se servir numa mesa de queijos e embutidos, além de ter descontos na compra dos vinhos e outros produtos. O ingresso custa R$ 150.

Outra atividade mensal são os jantares harmonizados com produtores e uma degustação premium, limitada a 13 pessoas com a presença de um professor.

A partir do ano que vem, a Casa La Pastina também realizará cursos sobre vinhos.

Casa La Pastina – Rua Oscar Freire, 574, Jardins, São Paulo (SP).

Dengo

Fábrica Dengo

A Dengo tem uma flagship, a Fábrica Dengo, no bairro de Pinheiros. A loja tem quatro pavimentos e 1.500 m² e foi toda construída em madeira. Lá o visitante faz uma imersão no universo do chocolate e de outros produtos de pequenos produtores brasileiros, como cafés especiais, queijos e vinhos.

O espaço permite que o visitante conheça todo o processo de fabricação do chocolate bean to bar – da amêndoa do cacau ao chocolate. De livre acesso, o percurso também pode ser feito com a ajuda de um guia, em horários pré-determinados, principalmente aos finais de semana. 

O piso térreo abriga uma parte da loja, onde linhas de produtos e acessórios Dengo estão à venda, além de uma cafeteria e confeitaria. O cardápio cobre todos os momentos do dia, a partir do café da manhã, com direito a brunch nos fins de semana.

No primeiro piso, o visitante encontra um espaço envidraçado que funciona como um “berçário” de bombons com sabores especiais vendidos na loja. No mesmo andar, há um empório com produtos de diferentes locais e produtores do Brasil, a Estação Monte Seu Dengo, onde o visitante pode produzir suas próprias barras de chocolate, e uma sorveteria. Neste andar, também estão expostos itens da linha Dengo Casa, projeto da marca realizado em conjunto com pequenos e médios artesãos de diferentes Estados do País. 

No segundo piso, há um restaurante, um bar especializado em drinques de ingredientes brasileiros, com varanda e mesas ao ar livre, e uma pequena adega focada em vinhos nacionais. 

A loja ainda conta com a Biblioteca do Chocolate, que oferece produtos de outros fabricantes brasileiros. 

Fábrica Dengo – Av. Brig. Faria Lima, 196, Pinheiros, São Paulo (SP).

Havaianas

Havaianas Concept

A loja-conceito da Havaianas na Rua Oscar Freire, nos Jardins, foi aberta em 2009 e passou por um redesenho e uma modernização em 2021. O espaço conta com recursos de acessibilidade, experiências sensoriais, personalização de produtos e tecnologia. 

Ao entrar, o consumidor tem uma experiência sensorial, com sons, imagens que contam histórias, espelhos e vegetação. A loja também tem totens de checkout e self checkout e provadores com versões pensadas para pessoas em cadeiras de rodas ou com carrinhos de bebê, por exemplo. 

Há, ainda, um balcão de customização de produtos no qual o consumidor encontra pins para sandálias e patches para roupas que remetem a São Paulo e são exclusivos desta loja. Os provadores têm um mini lounge e os usuários podem escolher a playlist que ouvem enquanto experimentam seus produtos dentro de cada cabine. 

Ainda dá para produzir fotos num espaço instagramável que pode se transformar em um estúdio de shopstreaming. A unidade também conta com um balcão de retirada que integra compras físicas e digitais com conveniência e facilidade. 

Segundo Mariana Rhormens, diretora de Marketing de Havaianas Brasil, 80% dos consumidores que frequentam a Concept Oscar Freire são turistas.

Havaianas Concept –  Rua Oscar Freire, 1.116, Jardins, São Paulo (SP).

Centauro

A Centauro inaugurou, em maio deste ano, a Arena Centauro, dentro do Parque do Ibirapuera. O espaço de aproximadamente 1.000 m² tem três andares inteiramente dedicados ao mundo e à cultura esportiva, com uma série de experiências e serviços gratuitos para os usuários do parque. 

Todas as semanas, o local apresenta uma série de atividades gratuitas, incluindo aulas de dança, yoga, clínicas de futebol, basquete e outras modalidades esportivas. 

No primeiro andar, é possível visitar um museu interativo, acessar games digitais, participar de desafios e experiências. No segundo, há espaço para talks e mesas redondas, palestras esportivas com convidados, aulas outdoor com convidados especiais, transmissões de jogos ao vivo, estúdio de podcast e para eventos no estilo “meet and greet”.

A casa também abriga uma extensa alameda de serviços, sem nenhum custo, incluindo empréstimo diário de diversos artigos esportivos, como bolas e raquetes; oficina para reparos de equipamentos, como skate e bicicleta; e uma área para experimentação de tênis de corrida, em parceria com marcas parceiras da varejista. 

Há ainda, espaço para exposições imersivas itinerantes. Até o fim do ano, o primeiro andar abrigará uma mostra sobre o universo esportivo desde a época dos gladiadores, passando para o período em que de fato o esporte se difunde na forma que conhecemos hoje.

Arena Centauro – Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – portões 3,4 e 5 – Vila Mariana, São Paulo (SP).

Márcia Rodrigues, em colaboração para Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação

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