Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Hiperautomação: os impactos dos bots na sociedade e no mercado de trabalho

Os bots vieram para ficar e viraram protagonistas da transformação digital no mundo

  • de Gustavo Grohmann
  • 4 anos atrás

A cada ano que passa a sociedade vai ficando mais desenvolvida. E esse desenvolvimento vem acontecendo cada dia mais rápido. Se antigamente uma novidade disruptiva demorava décadas para acontecer e hoje ela demora alguns anos, futuramente demorará apenas meses, semanas ou dias.

A hiperautomação se encaixa perfeitamente neste exemplo. “Se formos pensar na história da humanidade, estamos constantemente evoluindo. Desde lá de trás, o que a gente vem fazendo é criando condições melhores para continuarmos habitando este ambiente. E os bots estão aqui para isso”, garante Ana Cabral, cofundadora da Baruk Automação Inteligente, empresa que oferece serviços e soluções em automação de processos para empresas.

Ana participou da Campus Party 2022 e destrinchou o tema dos ‘bots’, trazendo uma visão assertiva de como a hiperautomação já auxilia e vai continuar ajudando a sociedade nos próximos anos.

“Os robôs aumentam a produtividade do mercado de uma maneira grandiosa, já que eles fazem tudo aquilo que fazemos, mas de uma maneira muito mais rápida. Um dos grandes cases da Baruk é ter conseguido reduzir determinada operação de uma seguradora de 15 dias para três minutos”, conta Ana.

Preparação necessária

Mas se os robôs e a inteligência artificial são tão eficientes assim, é fato que o mercado de trabalho vai mudar, havendo uma substituição de boa parte da força de trabalho humana por uma força de trabalho artificial.

“É importante que a gente entenda que essa automação não é só uma tendência. Isso já está presente. Estamos diante de um competidor muito difícil de superar. E precisamos entender e assimilar isso”, alerta Ana.

“Não podemos tratar os robôs como malvados por tirarem empregos dos seres humanos. Afinal eles estão melhorando a vida de todos. Os bots vão nos liberar de um trabalho que vai nos exaurindo e tirando nossa capacidade de evoluir como seres humanos. Nossa criatividade. Nossas emoções”, completa.

É necessária também uma grande preparação dos governos e da sociedade para cuidar de quem pode acabar tendo menos oportunidades de trabalho por essa grande evolução que está por vir. “Os países civilizados já compreenderam este cenário e já estão falando de renda básica universal. É importante falarmos isso aqui também, principalmente porque temos uma baixa escolaridade no Brasil. E o impacto de uma tecnologia como essa por aqui é ainda maior”, alerta Ana.

“Se a gente está preocupado em fazer uma revolução não só no mundo, mas no nosso país, precisamos garantir que todos terão condições de passar por isso. E passar por isso significa ter renda básica universal”, completa.

Melhorando a vida das pessoas

Além de uma melhora significativa na eficiência do mercado, o entendimento dos especialistas é de uma melhora geral na sociedade com a revolução dos bots, em várias áreas e de várias maneiras.

“Se eu tiver um robô fazendo parte do meu trabalho durante a manhã eu posso ter uma melhor qualidade de vida. Hoje em dia a medicina está evoluindo demais nessa parte de automação. Cirurgias absurdamente precisas são feitas por robôs, diminuindo a chance de erro. A educação pode chegar em qualquer parte do planeta pela internet. Carros automatizados, caminhões automatizados. Robôs cuidando e dando atenção para idosos. Posso passar o dia todo aqui citando exemplos de como a vida das pessoas pode melhorar com o auxílio da hiperautomação”, brinca Ana.

“A possibilidade de criarmos um futuro em que nós tenhamos uma melhor qualidade de vida é muito grande. Resta saber se vamos conseguir aproveitá-la”, finaliza.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilCampus PartyCom foto (carrossel)comportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoestratégiaexpansãoexperiênciaindústriainovaçãomercadonegóciosNewsletterNotícias geraistecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo Lula começa a ouvir setores afetados pelo tarifaço dos EUA nesta semana

de Redação 20 de julho de 2026

Passagem aérea sobe 0,3% em junho, enquanto preço do querosene avança 57,6%

de Redação 20 de julho de 2026

Nestlé investe R$ 540 milhões em fábrica de Araçatuba até 2028

de Redação 20 de julho de 2026

Justiça dos EUA suspende por 2 semanas fusão entre Paramount e Warner

de Redação 20 de julho de 2026

Getnet e Mastercard lançam Pix com biometria para pagamentos no e-commerce

de Redação 20 de julho de 2026

Boas ofertas levam 83% dos brasileiros a experimentar novas marcas

de Redação 20 de julho de 2026

Ferragamo lança e-commerce no Brasil e reforça estratégia omnichannel na América do Sul

de Redação 20 de julho de 2026

Fertilizantes: lucro líquido da Yara cresce 32% no 2º trimestre, a US$ 545 milhões

de Redação 20 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile