Muitos lembram da Amazon e as inovações que ela está trazendo para o comércio. Mas há outro gigante que está inovando muito, talvez mais do que a Amazon: o AliBaba.
O grande e-commerce AliBaba, que vende de roupas a maquinário para cozinha industrial, está realizando uma revolução. Marcos Hirai, sócio-diretor da GS&BGH assistiu à apresentação “Designed in China: AliBaba and the future of retail” ,ou, “Projetado na China: AliBaba e o futuro do varejo”, realizada por Lee McCabe, vice-presidente do AliBaba na América do Norte, no Feature Stage, na NRF Retail’s Big Show, em Nova York.
Na China, o AliBaba está com uma combinação de varejo físico e shopping centers, em quantidades proporcionalmente menores que nos Estados Unidos, mas vendendo mais.
“Hoje 27% das vendas do varejo já são realizadas por meios digitais e com tendência de mais crescimento, devendo quadruplicar o que os americanos transacionam nos próximos anos”, disse Hirai sobre o gigante de vendas online.
“Quase tudo passa pelo AliBaba. Com muita escala, custos logísticos baixos, big data, inteligência artificial e tecnologia de meios de pagamentos, viabilizando inúmeros projetos de tecnologia no consumo, proporcionando uma grande gama de experiências ao consumidor”, comentou Hirai a respeito da enorme infraestrutura da empresa, que, aliada à tecnologia, oferece muitas opções e facilidade de compra para o cliente.
Tudo isso, apenas falando do online, sem considerar a variada rede física, que atua com muitos segmentos diferentes. “Isto envolve também a convergência com as lojas físicas em segmentos tão diversos como automóveis, supermercados e moda”, falou.
Essa convergência de canais pode servir de exemplo para muitas empresas ao redor do planeta. “É o omnichannel elevado à categoria mais alta de aplicabilidade por uma empresa no mundo. Merece que acompanhemos de perto”, concluiu o sócio-diretor da GS&BGH.