Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A metaeconomia vai abraçar, entreter ou envolver você

Momentum nº 948

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
17 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A metaeconomia vai abraçar, entreter ou envolver você

A NRF mal começou, mas o tema polarizador de atenções na retomada de sua versão presencial em 2022 em Nova York já está definido e será o metaverso e seu impacto no varejo e consumo. Depois que o Facebook com seus quase 3 bilhões de usuários no mundo adotou o conceito, evoluindo em suas ações ligadas a Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), aquilo que era uma iniciativa digital ainda limitada tomou a forma de um movimento transformador e impactante na realidade dos negócios e permite falarmos da emergente metaconomia.

Mesclando conceitos, iniciativas, investimentos e novos negócios, que envolvem NFT (Non-fungible token), Virtual Reality, Augmented Reality, VR commerce, criptomoedas, blockchain e o próprio metaverso, essa metaeconomia vai gerar receitas e investimentos significativos nos próximos anos. E a velocidade com que alcançará resultados consistentes vai depender muito de sua integração, ou não, de forma mais ampla com a economia real.

Um conceito abraçado pelo Facebook a ponto de criar um novo negócio e marca só focados nele, o metaverso já estreia com forte poder impulsionador e avassaladora capacidade de mobilização de interesse, integrando iniciativas digitais com serviços e produtos, como seus investimentos com a Oculus e outras incorporações de negócios. A empresa declarou que só na Europa deverá recrutar 10 mil funcionários nos próximos cinco anos para essa iniciativa.

Quando a Bloomberg Intelligence prevê que apenas a frente do metaverso pode mobilizar US$ 800 bilhões em negócios em suas diversas frentes nos próximos anos, está configurada uma realidade no plano digital que não deve ser ignorada, que complementará ou substituirá a economia real como a conhecemos hoje e vai abraçar a todos em algumas de suas propostas.

Como todos os movimentos digitais e disruptivos relevantes recentes vividos pelo mundo em sua fase precursora, a que hoje vivemos hoje será quase que totalmente concentrada no universo dos “insiders”, que adotam, promovem e nela atuam e, gradativamente, será parcial ou totalmente integrada em nossas vidas.

A metaeconomia vai envolver milhões de pessoas ao longo do tempo, inicialmente concentradas na pesquisa e no estudo de possibilidades, desenvolvimento e programação de soluções inovadoras, além da promoção e disseminação de seu uso.

Nesta fase inicial, todas as iniciativas de marcas e conceitos tradicionais adotando o metaverso e suas variantes – em diversas aplicações, que vão da promoção, relacionamento e treinamento à criação de produtos digitais – se tornam tema de apresentações que mostram o mundo em transformação.
Como feito pela rede global H&M e sua loja no ambiente do metaverso ou a Boticário no Brasil e seu uso nos programas de treinamento de suas equipes de lojas e outros canais.

Ou a marca de luxo Balenciaga integrando com Fortnite, ou Ralph Lauren e Gucci com Roblox na criação de novas experiências no universo dos games.

Em especial nessa área de games, o principal segmento em expansão na indústria do entretenimento, o campo mais fértil do universo do metaverso são os quase 3 bilhões de usuários frequentes no mundo, o que assegura um público e um nível de interesse consistentes ao longo do tempo.

Se você acha que esse negócio de metaverso é apenas para iniciados, geeks e insiders digitais, está na hora de conhecer e se aprofundar mais sobre o impacto potencial da metaeconomia, com suas empresas, investimentos e ações, pois, antes que perceba, também vai abraçar, entreter ou envolver você. Ou quem está muito próximo a você.

Nota: Confira a cobertura especial que a Mercado&Consumo faz da NRF 2022 clicando aqui.
Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF 2022: Varejo cresce 8,5% no ‘Holiday Season’, aponta MasterCard

Próxima Postagem

NRF 2022: Metaverso, sustentabilidade e diversidade são os destaques do primeiro dia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
NRF 2022: Metaverso, sustentabilidade e diversidade são os destaques do primeiro dia

NRF 2022: Metaverso, sustentabilidade e diversidade são os destaques do primeiro dia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.