O varejo americano registrou um crescimento de 8,5% nas vendas no período conhecido como “Holiday Season”, que vai entre o 1º de novembro e termina na véspera de Natal, em comparação ao ano de 2020. É o que aponta a pesquisa feita pela MasterCard SpendingPulse, responsável por analisar e medir as vendas feitas em lojas físicas e no e-commerce em todas as formas de pagamento no varejo norte-americano.
Um dos pontos que o estudo mostrou foi o crescimento nas vendas dos setores de vestuário (47,3%), joias (32%) e lojas de departamento (21,2%) tiveram os maiores crescimentos em comparação ao ano anterior.
Ao analisar os canais de venda, o levantamento indicou um aumento nas compras online de 11% na comparação ano após ano. Ainda sobre o e-commerce, nesse período de análise, o canal representou 20,9% das vendas no varejo. O volume de vendas nas lojas físicas também teve crescimento, de 8,1%, motivado pela diminuição de casos da covid-19 e retomada da economia.
Economia em 2022
Apesar da retomada dos negócios com o avanço da vacinação global, o cenário econômico para este ano ainda é muito incerto. O MasterCard Economics Institute, instituto da companhia de cartões de crédito, foi lançado em 2020 e tem como papel analisar as tendências macroeconômica através da ótica do consumidor.
O instituto estima que ocorrerá um aumento global no PIB de até 3% e que isso será motivado, principalmente, pela movimentação com o dinheiro guardado durante a pandemia.
Outra tendência está relacionada ao pagamento de assinatura (subscription payments), que são pagamentos lançados diretamente na conta do consumidor mensal ou anualmente, sem que ele tenha que ir até o site e fazer novamente a compra. Alguns exemplos de serviços nesse modelo são a Netflix, Amazon Video, Spotify, entre outros.
Essa demanda cresceu nos últimos anos e tende a seguir nesse movimento. De acordo com as pesquisas do instituto, 87,5% dos países apresentaram um crescimento de dois pontos percentuais nesse modelo de pagamento de assinatura de 2021 para 2020.
Ao analisarem os pequenos negócios, o instituto da MasterCard percebeu um grande movimento de migração dessas empresas para o ambiente online. De acordo com a pesquisa, os números de negócios indo para o online mensalmente triplicaram em comparação ao período pré-pandemia e tiveram seu pico em julho de 2020. O levantamento não leva em consideração o setor automotivo.
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