O comércio B2B sempre foi importante dos negócios, mas estava ainda pouco desenvolvido tecnologicamente. Nos últimos anos, e com impactos causados pela pandemia, o surgimento de plataformas B2B ganharam espaço no mercado e começaram a transformar o setor. Segundo pesquisa da DHL, 80% das vendas B2B ocorrerão no ambiente digital até 2025.
Neste caminho de tendência e adaptação ao mercado, a Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), desenvolveu o Abastece Bem, marketplace B2B que une atacadistas e distribuidores. O projeto conta com a parceria tecnológica da Infracommerce e atende mais de 4 mil associados da organização.
A iniciativa da ABAD foi assunto do webcast gravado durante a NRF 2023 Retail’s Big Show, principal evento de varejo e consumo do mundo, em um estúdio próprio da Mercado&Tech. A feira acontece em Nova York, nos Estados Unidos, e termina nesta terça-feira, 17.
O papo foi comando pelo editor Gustavo Grohmann. Ele contou com a presença de Leonardo Severini, presidente da ABAD, e German Quiroga, conselheiro da ABAD.
Logo no início, Severini destacou a importância do projeto no processo de aceleração do negócio através dessa solução de digitalização. Ao falar sobre a solução, Queiroga ressaltou que a ideia é ser uma solução fácil e ágil para todos. “O projeto foi idealizado para permitir que os associados da ABAD tenham uma solução fácil para entrar e complementar sua atuação no mundo digital”, completa.
Ao longo da conversa, os dois entrevistados comentaram sobre o projeto, papel do vendedor no ambiente digital, o foco do marketplace B2B, importância de dados e muito mais. Confira como foi o bate-papo completo no estúdio da Mercado&Tech durante a NRF 2023:
Imagem: Shutterstock