Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O paradoxo da auto-confiança

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
17 de abril de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Se é demais, nos torna arrogantes e presunçosos. Quando não alienados. Quando é de menos, nos torna medrosos, vacilantes e nos deixa acuados.

Como dizia um amigo, aos nossos times temos que mostrar que podemos voar. Só não se pode acreditar, sob risco de se esborrachar.

O paradoxo da auto-confiança tem essa exata configuração. Qual a medida certa da auto-confiança que nos dá a necessária segurança para continuar avançando, mesmo correndo riscos que são sempre inevitáveis, mas com o necessário bom senso para não atravessar o limite do que é possível enfrentar.

Somos constantemente desafiados, isolada e coletivamente, a nos reinventarmos num ambiente cada vez mais desafiador e somos obrigados a nos equilibrar entre o que foi verdade no passado – e tinha sua razão de ser –, os elementos em dramática transformação, e o futuro, absolutamente incerto, apenas com a certeza de que será significativamente diferente.

Em especial em tempos voláteis, aqueles em que a dimensão das mudanças em amplitude, profundidade e velocidade se tornam a constante permanente,  a zona que delineia o excesso de auto-confiança – a dose adequada e aquele nível que nos deixa acuados –, é cada vez mais estreita e fugaz.

E buscar o equilíbrio correto a cada momento, sem temer os desafios, mas reconhecendo as consequências das ações intempestivas, se torna a cada instante mais difícil, exatamente pela conjugação de fatores em constante mutação com comportamentos cada vez mais diversos dos agentes envolvidos.

E o exercício da liderança, individual e principalmente coletiva, se torna um processo em contínua mutação.

Dogmas do passado são permanentemente contestados sem que se tenha certeza da propriedade dos novos que são alardeados.

Poucos aspectos conseguem obter consenso entre todos os agentes envolvidos, consequência direta da multiplicação de comportamentos individuais e de agrupamentos, sejam eles segmentos, nichos ou clusters.

Nesse ambiente, poucas verdades são contestadas.

Uma das poucas entre tantas contestadas é aquela que estabelece que a liderança deva ser cada vez mais coletiva. Produto destilado de um conjunto de líderes que se integra e cria modelos decisórios, onde o conjunto sobrepõe-se ao individual. A dimensão das transformações é ampla demais para permitir comportamentos autocráticos.

Como equilibrar o comportamento e a integração do coletivo com a auto-confiança individual é uma das artes requerida no novo ambiente cada vez mais volátil.

Um ponto de partida fundamental é o alinhamento no que é essencial: Valores e Propósito. Mas preservados esses dois fatores, a multiplicidade de ideias e visões ajuda a construir o ótimo possível.

Tão simples de enunciar, tão complexo de administrar!

Em meio a esse cenário de complexidades é importante manter o êmbolo que impulsiona e faz acontecer.

E esse é um dos traços requeridos, numa visão mais tradicional, mas também na nova interpretação. A liderança em tempos voláteis não prescinde dos que desafiam as zonas de conforto, se impondo e disseminando a busca constante da evolução empresarial, profissional e individual.

E não só em termos empresariais privados.

A sociedade e o ambiente social em constante mutação, resultado dos mesmos fatores em permanente e rápida evolução, exponenciados pela Tecnoera, também exigem novas lideranças alinhadas e ao mesmo tempo desafiadas pelo novo cenário em permanente reinvenção.

E nesse campo, o paradoxo da auto-confiança se mostra ainda mais complexo, pois no ambiente empresarial existe uma certa limitação de variáveis, delimitada pelo setor de atuação – a economia como um todo –, a ação dos concorrentes, dependendo do negócio, o mercado externo, os recursos existentes e o jogo de poderes interno da organização.

Já no ambiente da sociedade mais ampla, envolvendo o político, o conjunto de variáveis é muito mais abrangente e menos controlável, pelos jogos de poderes envolvidos e a multiplicidade de situações, conflitos e demandas. Em especial no momento atual de ativa militância e interatividade via redes sociais.

Se é que existe uma síntese possível desse conjunto de reflexões é que nunca antes foi tão importante a busca do exercício e responsabilidade coletiva da liderança com uma visão holística e abrangente sobre a interpretação do presente e a consideração possível do futuro, sem perder a capacidade, individual e coletiva, de nos desafiarmos permanentemente para evoluirmos em todos os planos.

Talvez não tão simples, mas definitivamente desafiador, exigindo a medida certa de auto-confiança para que nos mantenha como parte do todo ajudando de forma decisiva no processo evolutivo coletivo.

Postagem anterior

A bandeira Assaí cresceu 12,9% em mesmas lojas no primeiro trimestre

Próxima Postagem

Os veganos como público-alvo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Os veganos como público-alvo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.