Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo não é mais aquele. Palmas para ele

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
17 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O varejo não é mais aquele. Palmas para ele

O ciclo de publicação de balanços relativos ao primeiro trimestre das empresas varejistas brasileiras, em sua maioria, mostra vitalidade e capacidade de recuperação surpreendentes. Bons exemplos são Magalu, Via (antiga Via Varejo), Arezzo, Quero-Quero, Carrefour, GPA, RD (Raia Drogasil), Renner, Pague Menos, Lojas Americanas, Petz, B2W, Mateus e Assaí.

Elemento quase comum à maioria daqueles que tiveram melhor desempenho está a essencialidade de sua oferta de produtos e natural crescimento de participação no share de dispêndios dos consumidores, como é o caso das redes de super e hipermercados, atacarejo, farmácias, material de construção e segmento pet. Igualmente é o caso de fornecedores de produtos e serviços ao varejo, no Brasil ou no exterior, como é o caso de JBS, Totvs e Localweb.

Outras, como é o caso de Magalu, Via e Arezzo, se reinventaram e transformaram no período, aproximando ainda mais seu modelo da proposta de Ecossistemas de Negócios. E algumas voltam ao seu potencial anterior à medida que o quadro de saúde permite a retomada das operações de lojas e centros comerciais.

E isto só tendo como parâmetro as informações das companhias de capital aberto, pois muitas mais estão com desempenho bastante positivo, mas os números não são abertos e não permitem comparações, como é o caso de O Boticário e redes de supermercados regionais, material de construção e farmácias.

É inegável que o período da pandemia acelerou o processo de polarização de mercado, com aumento significativo da participação dos maiores grupos econômicos, em todos os setores, em detrimento de pequenas e médias empresas, especialmente por conta do acesso e o custo do crédito e da capacidade de inovação e transformação digital.

Mas é verdade também que muitos negócios decolaram no período pela ousadia e capacidade de inovar de seus líderes em áreas e setores mais ou menos afetados pela pandemia. Foram criados conceitos que tiveram expressiva valorização, apesar de todo o drama causado pela pandemia.

Mas, sem dúvida, alguns fatores separam vencedores e perdedores do período recente precipitado pela pandemia. Se é possível resumir, são eles:

  1. Capacidade de inovar e se reinventar rapidamente;
  2. Ousadia na criação e implantação de novos modelos de negócios;
  3. Foco combinado de atenção na geração de novas opções para criação de receitas e destemor na redução de custos;
  4. Priorização da transformação digital como elemento fundamental na evolução;
  5. Visão da transformação precipitada e opção pelo conceito de Ecossistemas de Negócios.

O cenário que emerge desse período é bastante diferente do que havia anteriormente, mas se existe algo que foi potencializado nessa travessia é o protagonismo dos consumidores e a relevância da capacidade de acesso, entendimento, conhecimento, relacionamento e predição de seu comportamento presente e futuro.

Isso faz crescer, em muito, a importância estratégica do setor de varejo, algo que pode ser medido e avaliado na evolução do valuation das empresas varejistas que se estruturaram para tal e estimula ainda mais o movimento de fornecedores de produtos se aproximarem do consumidor final por meio de operações próprias ou combinadas com outros parceiros de negócios. Muitas vezes participando de marketplaces dos próprios varejistas.

Mas isso é apenas parte da transformação desse cenário, pois muito mais virá à medida que cresce a importância estratégica dos negócios que criam proximidade, intimidade, frequência e constância com consumidores, ao mesmo tempo em que segmentam, monitoram e predizem comportamentos com o uso de Inteligência Artificial, como as empresas varejistas têm feito no Brasil.

Estamos apenas no começo de um novo ciclo de crescimento da importância estratégica do varejo no cenário de negócios. Muito mais virá quando essas plataformas forem usadas para integrar ainda mais negócios e serviços formando os Metaecossistemas de Negócios.

Definitivamente o varejo não é e não será mais aquele. Merecem mais do que aplausos os que lideram essa transformação. Eles estão construindo o futuro.

Nota: Nos dias 27 e 28 de maio, estaremos debatendo e discutindo o presente e o futuro dos Ecossistemas de Negócios com Mark Greeven, atualmente na Holanda, uma das maiores autoridades globais no tema, com a participação de Shaoming Yang, de Hong Kong, e ex-vice-presidente de Alibaba-AliExpress, apoio da KPMG e participação de CEOs e presidentes ligados aos setores de varejo e consumo no Brasil. Para conhecer mais sobre o tema, acesse a Amazon e baixe o paper “Ecossistemas de Negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo” (clique aqui).
E, para participar do evento, clique aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem e Publisher da Plataforma Mercado & Consumo.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Projeto do Instituto Campus Party inaugura laboratórios para atender jovens em Goiás

Próxima Postagem

Evino lança loja online para consumidor comprar vinho ao vivo com sommelier

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

O Boticário, Natura e Cacau Show são marcas mais lembradas no Dia dos Namorados
Varejo

O Boticário, Natura e Cacau Show são marcas mais lembradas no Dia dos Namorados

29 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo
Artigos

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
o plano de expansão foca em cidades com infraestrutura urbana crescente
Economia

LavPop mira expansão em São Paulo e quer atingir 200 unidades até 2030

29 de maio de 2025
Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização
Tecnologia

Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização

29 de maio de 2025
Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha
Supermercados

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer
Foodservice

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

28 de maio de 2025
Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento
Varejo

Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

28 de maio de 2025
Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking
E-commerce

Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking

28 de maio de 2025
Próxima Postagem
Evino lança loja online para consumidor comprar vinho ao vivo com sommelier

Evino lança loja online para consumidor comprar vinho ao vivo com sommelier

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O Boticário, Natura e Cacau Show são marcas mais lembradas no Dia dos Namorados

O Boticário, Natura e Cacau Show são marcas mais lembradas no Dia dos Namorados

29 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
o plano de expansão foca em cidades com infraestrutura urbana crescente

LavPop mira expansão em São Paulo e quer atingir 200 unidades até 2030

29 de maio de 2025
Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização

Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização

29 de maio de 2025
DHL Express inaugura loja própria em Osasco e amplia atendimento na Grande São Paulo

DHL Express inaugura loja própria em Osasco e amplia atendimento na Grande São Paulo

29 de maio de 2025
Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.