Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Organizações centradas no cliente lideram o crescimento

Jean Rebetez de Jean Rebetez
17 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Organizações centradas no cliente lideram o crescimento

Mesmo em um momento repleto de incertezas que vivemos e passamos (2020/2021), com todos as mazelas da pandemia e agora uma guerra em curso (e um novo lockdown chinês) afetando exportações e importações de insumos globalmente, notamos que existem organizações não foram impactadas por todo este caos – e algumas delas ainda tiveram crescimento. Repare a tabela abaixo sobre as 20 marcas globais de 2021 e arrisque suas reflexões!

Lista das 20 marcas globais que mais cresceram durante o ano de 2021

Fonte: The top 20 fastest-growing brands of 2022: https://www.thedrum.com/news/2022/02/14/tesla-charges-top-fastest-growing-brands-list

Além de algumas marcas bem conhecidas no mercado, há bons exemplos nacionais que repetem a receita de crescimento, tais como Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Natura. E existem algumas novas entrantes em termos de crescimento: Americanas, Assaí e Havaianas, para citar algumas.

Logo, pode nos vir em mente a pergunta: qual é a receita de sucesso dessas empresas? Como (ou por que) conseguiram crescer mesmo em um ambiente tão desfavorecido de mercado? O que essas organizações têm em comum, independentemente do segmento em que atuam? O que as tornam bem-sucedidas?

Eu reconheço um traço comum, que na minha opinião essas empresas compartilham, um fio condutor que basicamente transparece em suas ações: a sua visão centrada no cliente. São capazes de redefinir cultura, processos, produtos, comunicação e operação e até reimaginar algumas categorias.

Nesse contexto, quando analisamos o “case Tesla”, é notável como a empresa conseguiu redefinir o segmento de automóveis, criando veículos que se parecem mais com algum “hiper gadget”, digitais, cheios de funcionalidades e possibilidades, não poluentes, extremamente valorizados e admirados pelo consumidor.

Algumas destas organizações inclusive ousam a ponto de conseguir destravar novas demandas por meio do entendimento profundo dos movimentos da sociedade e dos clientes, seus anseios e necessidades.

No passado, a chave para o sucesso era o conquistar “market share”. Hoje em dia é a inovação, direcionada para facilitar, ser conveniente, de fácil entendimento e, por que não, até mudar certos hábitos, transformando a vida das pessoas.

Trazer incansavelmente a voz do consumidor para dentro das organizações, de forma transversal e para todas as atividades, é uma imposição para o sucesso e é o traço de sucesso visto em todas elas.

O risco

O risco associado ao desenvolvimento ou evolução de uma estratégia de centralidade no cliente, geralmente mais comum do que deveria, é que depois de atingir um nível de crescimento e complexidade as prioridades acabam se invertendo, e essas organizações passam a priorizar ou ter que lidar com os aspectos internos, perdendo o “core cliente” de vista como orientação das suas atividades. Ao perder esse foco, elas simplesmente perdem também a relevância para o cliente.

O mercado, que está cada vez mais competitivo e ágil, identifica rapidamente oportunidades ou “gaps” deixados por organizações que perderam o foco no cliente, assumindo rapidamente essa demanda. As novas startups em todos os setores digitalmente empoderadas são exemplos disso.

Empresas de sucesso e rápido crescimento não desviam o foco no cliente, pois entendem que a maior possibilidade de inovação e alavanca de crescimento vem por meio desta disciplina.

Medir

Considerando a possibilidade de medir o quanto uma determinada organização tem o cliente ao centro de suas decisões, sem dúvida NPS (Net Promoter Score) pode ser uma boa ferramenta e talvez tão importante quanto esta é o churn (taxa de cancelamento ou desistência).

KPI’s como estes devem fazer parte do radar de qualquer organização que tem ou pretende ter cliente ao centro de suas decisões, tendo inclusive essas métricas inseridas no pacote de incentivos de forma ampla.
Conheça as necessidades do seu cliente (dos vários tipos de clientes), mesmo aquelas que nem ele(a) consegue apontar. Trabalhe seriamente a estratégia de desenvolvimento de produtos para que possam atender a esses públicos, pilote e, após comprovação de resultado, escale rapidamente.

Empresas que não dedicarem foco nos consumidores tendem a prosperar menos.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Alelo fecha parceria e oferece serviço que transforma 100% do lixo em matéria-prima

Próxima Postagem

Apas Show vira palco de lançamentos de marcas de alimentos e bebidas

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Apas Show vira palco de lançamentos de marcas de alimentos e bebidas

Apas Show vira palco de lançamentos de marcas de alimentos e bebidas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.