Inovação e tradição gaúcha na cena gastronômica de Chicago

A MERCADO&CONSUMO visita, junto com a delegação da Gouvêa Foodservice, restaurantes e empresas ligadas ao foodservice que têm como marca a inovação em Chicago e arredores

Às vésperas da 103ª edição da National Restaurant Association Show (NRA Show), a MERCADO&CONSUMO visita, junto com a delegação da Gouvêa Foodservice, restaurantes e empresas ligadas ao foodservice que têm como marca a inovação em Chicago e arredores. No primeiro dia de visitas técnicas do grupo, Kerry, Sweetgreen, Cosmc’s e Fogo de Chão estiveram no roteiro.

O Innovation Centre da Kerry fica em Beloit, perto de Chicago, e é o espaço em que estão localizados o escritório da empresa e um polo de colaboração multidisciplinar com foco na busca pelo aperfeiçoamento de alimentos e bebidas.

Ali, a Kerry testa e materializa soluções relacionadas a sabor, nutrição e preservação dos produtos. Trabalha, por exemplo, na recomposição de textura e sabor quando a indústria quer reduzir a quantidade de açúcar e de sódio dos alimentos. Também atua diretamente com o foodservice desenvolvendo concentrados para bebidas, mixers, molhos, aromas e sistemas de empenamento.

Outra parada foi no restaurante Infinite Kitchen da Sweetgreen, inaugurado em maio de 2023 em Naperville, que é totalmente automatizado. O pedido de saladas e bowls é feito em totens de autoatendimento e o prato é totalmente montado em uma esteira transportadora. Robôs distribuem os ingredientes com precisão, utilizando tubos para porcionar os alimentos.

Apesar da automação, o processo envolve também a presença humana, com um anfitrião para orientar
os clientes e funcionários para adicionar toques finais às tigelas, como ervas ou abacate. Os destaques são a conveniência e a rapidez.

A delegação também teve a experiência de visitar uma unidade do Cosmc’s, novo modelo de negócios do McDonald’s, exclusiva para drive-thru. Ali, os clientes consomem principalmente bebidas como cafés, limonadas e chás especiais, mas também alguns lanches do McCafe. O conceito é a aposta mais recente da gigante de foodservice para atrair o público jovem.

Os clientes podem fazer os pedidos em drive-thrus e usar os menus dinâmicos e os dispositivos de pagamento sem dinheiro para facilitar o processo de pedido, permitindo a exploração guiada e a personalização ao longo do caminho. As janelas de retirada do drive thru são atribuídas assim que o pedido estiver pronto.

O primeiro dia de visitas técnicas terminou em uma das unidades da originalmente gaúcha Fogo de Chão. O conceito de rodízio de carnes e buffet de saladas foi totalmente incorporado pelo público norte-americano desde a primeira inauguração no país, em 1997. A empresa tem apostado em uma forte expansão nos últimos anos e já conta com 68 restaurantes só nos Estados Unidos. O ritmo é de 20 inaugurações por ano.

Arlan da Silva, diretor da rede para a área central norte nos EUA, mostrou como opera a unidade que inaugurou nos EUA o conceito de “joalheria”. O salão comporta 300 pessoas e tem a arquitetura marcada por muitas janelas e pela churrasqueira aberta, que permite que o público veja os gaúchos que não apenas servem, mas preparam a carne.

Para ele, o fato de o consumidor customizar a refeição a cada visita, além do atendimento, são os grandes diferenciais e responsáveis pelo sucesso da rede em território norte-americano. A empresa também tem planos de expansão para Canadá e Ásia.

Imagens: MERCADO&CONSUMO

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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