A cena gastronômica de Chicago é conhecida por sua inovação constante e pela variedade de opções oferecidas a moradores e turistas. A cidade costuma ser escolhida para servir de teste para novas experiências – que mais tarde podem acabar se espalhando pelos Estados Unidos e até mundo afora. Um aspecto, no entanto, é comum a uma ampla gama de operações de Chicago: o serviço premium oferecido tanto em restaurantes quanto em supermercados.
A bordo da delegação da Gouvêa Foodservice, a Mercado&Consumo está na cidade para acompanhar a NRA Show 2025, a maior feira de foodservice das Américas, que começa neste sábado, 17. Antes do evento, a reportagem teve a oportunidade de conhecer por dentro algumas das operações que ajudam fazer, da cidade, o polo gastronômico que é.
RPM Steak
Localizado no bairro de River North, em Chicago, o RPM Steak é uma churrascaria clássica cujo ambiente é marcado pela sofisticação. O restaurante oferece quase duas dúzias de cortes diferentes de carne bovina provenientes de fornecedores do mundo todo. O conceito combina ingredientes de alta qualidade, serviço impecável e espaços modernos.
A rede RPM tem, ainda, restaurantes focados em comida italiana e frutos do mar, além de uma vertical de eventos. Ela faz parte do Lettuce Entertain You Enterprises (Leye), que, no total, opera mais de 130 restaurantes nos Estados Unidos, com forte presença justamente em Chicago.
A filosofia do grupo é centrada na inovação e na criação de experiências gastronômicas únicas. A cultura é baseada em um “cuidado genuíno” com os clientes, funcionários e parceiros. “Não existe um jeito certo de liderar uma companhia, mas o nosso jeito é ficar nos restaurantes, e não no escritório. Manter a equipe bem, o lugar limpo e oferecer boa comida, é isso que faz a diferença”, diz R. J. Melman, CEO da Leye, que recebeu pessoalmente a delegação da Gouvêa Foodservice no RPM Steak.
A forma de tocar o negócio, diz ele, deriva da forma de se levar a vida: “Em qualquer trabalho, você tem de se divertir e fazer dinheiro. Se não der para fazer as duas coisas, fica difícil. Cuidar de si mesmo vem em primeiro lugar, depois cuidar da família e, em terceiro, trabalhar. Saúde mental, física e financeira são fundamentais se você quer fazer um bom trabalho.”
The Fresh Market
Quando se fala em serviço premium, outro destaque é a rede de supermercados The Fresh Market. Inspirada nos mercados europeus, a marca oferece uma experiência de compra diferenciada, com foco em alimentos frescos, orgânicos, veganos, produtos locais e refeições prontas para consumo ou preparo. A missão da empresa é “inspirar os clientes a tornar o dia a dia extraordinário por meio da alimentação”.
Nas prateleiras, estão carnes e frutos do mar frescos em cortes premium e opções sustentáveis, padaria artesanal, produtos orgânicos e locais, refeições prontas e itens de marca própria e seleções sazonais.
A empresa foi fundada em 1982 na Carolina do Norte. Em 2022, um dos maiores conglomerados varejistas da América Latina, o grupo chileno Cencosud, adquiriu 67% de participação na empresa. Atualmente, a The Fresh Market opera exclusivamente nos EUA, com 173 lojas em 22 Estados. Mas há potencial para futuras expansões internacionais, aproveitando a presença do grupo em países como Chile, Argentina Peru, Colômbia – e até no Brasil.
Amazon Grocery
Outro aspecto comum aos supermercados e operações de foodservice de Chicago é a tecnologia avançada. A Mercado&Consumo visitou uma loja da Amazon Grocery, cujo ambiente é marcado pela presença de muitas câmeras e etiquetas eletrônicas, que podem ser alteradas em tempo real.
A Amazon Grocery é, atualmente, a divisão de varejo alimentar da Amazon, que é composta por três principais marcas: Amazon Fresh (supermercados amplos com foco em preços acessíveis e tecnologia avançada), Whole Foods Market (rede premium adquirida pela Amazon em 2017, conhecida por oferecer produtos orgânicos e naturais, sem aditivos artificiais) e Amazon Go (lojas de conveniência cujo destaque é a tecnologia de pagamento automatizado, permitindo que os clientes comprem sem passar por caixas tradicionais).
A Amazon está integrando essas marcas para oferecer uma experiência de compra unificada, tanto online quanto física, visando competir com grandes redes americanas, como Walmart e Kroger. Em 2024, a divisão de supermercados da Amazon, gerou aproximadamente US$ 30 bilhões em receita, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
A Amazon Grocery possui forte presença nos EUA, com lojas físicas e serviços de entrega em diversos Estados. Além disso, a Amazon está investindo US$ 4 bilhões para expandir sua rede de entrega em áreas rurais até 2026, visando melhorar a velocidade de envio e atender a uma demanda crescente nessas regiões.
Sweetgreen Infinite Kitchen
A tecnologia presente na Sweetgreen Infinite Kitchen é, certamente, o ponto alto da visita a uma das lojas da rede. O sistema automatizado permite que ingredientes sejam dispensados em tigelas por meio de esteiras transportadoras, com assistência humana para finalização. Cada unidade pode processar aproximadamente 500 pedidos por hora. O objetivo é melhorar a eficiência operacional, reduzir custos com mão de obra e aumentar a consistência e velocidade no atendimento ao cliente.
O cardápio oferece saladas, bowls e pratos com proteínas variadas. Recentemente, a empresa expandiu o menu para incluir itens como batatas fritas, wraps, bebidas e sobremesas.
A tecnologia foi desenvolvida pela própria Sweetgreen e estreou em 2023 na unidade em Naperville que foi visitada pela delegação. Atualmente, a Sweetgreen opera 12 restaurantes Infinite Kitchen nos Estados Unidos. Em 2025, pretende abrir pelo menos 40 novos restaurantes, sendo que aproximadamente metade deles contará com a Infinite Kitchen. Além disso, estão previstos de um a três projetos de retrofit em unidades existentes.
Imagens: Mercado&Consumo e Divulgação