Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Com redução de 41%, franquias desaceleram queda no faturamento em maio

Redação de Redação
17 de julho de 2020
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
franquias desaceleram queda no faturamento em maio

Para acompanhar de forma constante os reflexos da Covid-19, a ABF – Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a empresa de pesquisas AGP, passou a medir mensalmente o desempenho do setor de franquias no Brasil. A segunda edição do estudo mostrou que a queda média no faturamento das franquias em maio em relação ao mesmo período do ano passado foi de 41%, uma leve desaceleração em relação à baixa registrada em abril de 48,2%.

Os segmentos de Entretenimento e Lazer, e Turismo e Hotelaria continuam a ser os mais afetados, mas o estudo mostrou que Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Educacionais apresentaram menos da metade da queda média do setor neste mês. Considerando o desempenho do setor no 1º trimestre e em abril e maio, a ABF espera que o setor continue a reduzir suas perdas em junho e julho, à medida que a atividade econômica vá retornando gradualmente.

“Em maio tivemos uma disseminação das políticas de combate à COVID-19, mas, mesmo assim, identificamos uma diminuição na queda do faturamento, o que consideramos positivo. Atribuímos este resultado ao esforço geral do setor em manter suas atividades mesmo em um cenário tão adverso e, principalmente, à intensa agenda de digitalização e desenvolvimento de novos canais de venda. Esse processo ganhou um impulso muito grande em março e abril deste ano e, aparentemente, os resultados já começaram a aparecer em maio”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. A pesquisa mensal de abril já tinha apontado que 83% das redes já estavam operando com delivery a partir das unidades e 68% dispunham de e-commerce próprio da franqueadora.

O estudo ABF/AGP apontou também que 18,4% das unidades estiveram fechadas temporariamente em maio. A taxa de encerramentos definitivos se manteve em 0,5%.

“A elevada taxa de fechamentos temporários se deve ao cenário instável do mês em relação às políticas de combate a pandemia, principalmente a suspensão de atividades comerciais presenciais. À medida que os modelos online avancem e a atividade econômica vá sendo retomada, esperamos que essa taxa comece a cair. De outro lado, a manutenção em níveis baixos da mortalidade de franquias confirma mais uma vez que as medidas tomadas pelas franqueadoras de digitalização e intensificação do suporte ao franqueado estão surtindo efeito. Estar em uma franquia continua a apresentar vantagens perceptíveis mesmo em um contexto tão desafiador”, disse o presidente da ABF.

A pesquisa de maio mediu pela primeira vez o índice de repasse de unidades, que foi de 0,1% no período. “Esse volume está ainda tímido, mas acreditamos que ele vá crescer nos próximos meses. O repasse é quando um franqueado vende uma unidade já em operação para um novo investidor, seja ele um novo entrante ou um multifranqueado da rede. Ele assume um negócio já em atividade e, de forma geral, costuma aporta recursos financeiros e de gestão de forma a dar um novo direcionamento ao negócio. Temos muitos casos de sucesso, inclusive em outros períodos difíceis, de maneira que o repasse pode ser um instrumento cada vez mais frequente de manutenção de negócios e empregos”, explica André Friedheim.

O compasso de espera também se refletiu nos planos de expansão das redes. O estudo de maio mostrou que cresceu a porcentagem de redes que paralisou ou reduziu seus planos.

“Neste contexto, é natural a realização de ajustes, mas ressalte-se que a grande maioria das redes continua seu processo de expansão. Isso é importante para ocupar território, aproveitar melhores condições de aluguéis e fornecedores e receber novos empreendedores interessados em ingressar no setor. Como já ocorreu em outras situações, um mercado de trabalho deprimido leva muitos profissionais qualificados e com recursos a empreender por necessidade por meio do franchising. Além disso, com juros historicamente baixos, muitos investidores começaram a olhar o franchising com mais atenção”, finaliza o presidente da ABF.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cliente: foco, atendimento e dedicação

Próxima Postagem

Pandemia muda hábito de 6 em cada 10 consumidores de alto padrão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
marcas de luxo

Pandemia muda hábito de 6 em cada 10 consumidores de alto padrão

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.