As relações comerciais entre Brasil e China celebram 50 anos em 2024. Para marcar esta data histórica, o Grupo Eletrolar, organizador da Eletrolar Show, reuniu 500 empresas chinesas interessadas em expandir seus negócios no Brasil. Na feira, que acontece no Transamérica Expo, na zona sul da capital, o gigante asiático possui um espaço totalmente dedicado aos seus produtos. Esse movimento permite às empresas negociarem diretamente e sem intermediários.
Os estandes apresentaram uma infinidade de produtos para o lar, como utensílios domésticos, até dispositivos eletrônicos. Grande parte dos expositores, inclusive, conversava na língua do país ou em inglês, tornando o espaço de exposição um reduto das novidades desse mercado.
Segundo a organização, estima-se que 90% dos produtos eletrônicos nacionais tenham componentes chineses. A Eletrolar Show, portanto, torna-se uma oportunidade para a indústria conhecer os fabricantes e negociar as transações diretamente.
Evento de comemoração
Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, disse que o encontro é especialmente significativo, dada a marca histórica alcançada no último ano, com um recorde de mais de U$S 100 bilhões em transações comerciais entre os dois países. Clur se reuniu com os empresários asiáticos em um coquetel especial para a comemoração da parceria, nesta segunda-feira, 15.
“O coquetel não apenas engrandece as cinco décadas de trocas comerciais, mas também é uma ponte para novas oportunidades, solidificando o compromisso com a colaboração e o crescimento mútuo”, afirmou o executivo.
O Grupo Eletrolar informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que como anfitrião desse encontro de negócios, alegra-se diante do “sucesso contínuo e da força das relações bilaterais”.
Líderes empresariais, empreendedores e investidores tiveram a oportunidade de interagir, discutir tendências de mercado, e estabelecer novas parcerias estratégicas durante os dias de evento, que termina nesta quinta-feira, 18.
Feira de negócios
A Eletrolar Show está em sua 17ª edição e se posiciona como a maior feira de negócios entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, IoT, gamer, mobilidade e TI da América Latina.
O local é o cenário ideal para receber o encontro das nações, pois oferece um ambiente dinâmico para a exposição de produtos inovadores e para o networking entre os executivos de Brasil e China.
Foco em automação
Um dos pilares fundamentais para a modernização das operações de vendas, a automação ganhou destaque no evento, que trouxe soluções que incluem gestão inteligente, planejamento eficaz de estoque e entregas pontuais, problemas comuns aos lojistas, mas que têm solução.
“Nós, por exemplo, apresentaremos uma tecnologia que facilita a gestão de vendas no marketplace. Ela automatiza as vendas e desempenha um papel decisivo no sucesso e crescimento das empresas, liberando os profissionais de vendas para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de alto valor, como a construção de relacionamentos e o fechamento de negócios”, destaca Claudio Dias, CEO da Magis5, uma das empresas participantes.
Ele acrescenta que, com a automação, os vendedores podem focar mais na experiência do cliente e menos em tarefas administrativas, o que resulta em um atendimento mais personalizado e eficiente. “Além disso, a automação ajuda a reduzir erros e aumenta a eficiência operacional.”
Imagem: Mercado&Consumo