A Electrolux Group comecou a utilizar caminhões movidos a energia solar para entregar seus produtos. A ação vem após a adoção de bicicletas para entregas de itens menores. A expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais, o que representa uma redução de 18,75 toneladas de CO2 anuais.
A novidade faz parte de uma parceria com a empresa Hitech Electric e gerenciada pela transportadora Ecolog. O caminhão possui uma bateria WEG, LFP (lítio, ferro e fosfato) – 15,7kWh e 31,4kWh (opção de 1 ou 2 packs). O caminhão elétrico já vem com carregador embarcado no produto para ser plugado/ligado em tomada comum 110 ou 220V. O tempo de recarga médio, caso utilizado em tomadas 220V, é de 5h para atingir a carga completa.
O veículo possui autonomia de até 280 km. Quando exposto à luz solar por cerca de 10h a 12h, ganha 20% a mais de autonomia, já que é equipado também com uma placa fotovoltaica de 400W de potência. O novo veículo da frota do Electrolux Group tem zero emissão de poluentes e GEE (gases do efeito estufa) e zero nível de ruídos.
O caminhão começou a rodar em julho, e mais dois serão incorporados à frota nos próximos meses. Além disso, o Electrolux Group conta com sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e de Curitiba. Em média, são entregues quase 2,4 mil produtos mensais com esses veículos.
A iniciativa ajudou a alcançar a meta de redução nas emissões absolutas de carbono do Grupo (diretas e indiretas em operações – escopos 1 e 2) em 82% em relação a 2015, atingindo a meta 3 anos antes do previsto.
Globalmente, o grupo evitou o lançamento de 20 mil toneladas de CO2 em suas operações (emissões diretas e da compra de energia elétrica) em comparação com 2021.
Imagem: Divulgação