Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quer saber quem vai ser destaque no varejo brasileiro nos próximos anos?

Alexandre Machado de Alexandre Machado
17 de outubro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Pode apostar suas fichas que serão as lojas inteligentes…

Muito se fala em tecnologia, integração de canais, digitalização do ponto de venda, mas o varejo requer mais que uma loja integrada, o varejo requer lojas inteligentes.

E o que quer dizer ser uma loja inteligente?

Lojas inteligentes são aquelas que já nascem com a premissa de serem mais modernas, espertas, compactas, leves, eficientes, produtivas, rentáveis e marcantes para os consumidores.

Como é isso na prática?

Obviamente essas lojas são integradas. Canais físicos e canais digitais funcionam sem ruídos, capturando assim os consumidores tradicionais e os consumidores com comportamento digital, apresentando-se como marca e não mais como canal.

Essas lojas também possuem um atendimento diferenciado: um quadro enxuto multifuncional, com habilidades diversas e competências humanas certas para atender o cliente de forma consultiva do início ao fim, sendo imparcial em relação à marcas e assertiva na hora de converter o encantamento em venda, mas também imparciais nas suas funções na loja. As lojas inteligentes não possuem, como em um formato tradicional, vendedores, caixas, estoquistas etc. Lojas inteligentes possuem colaboradores dispostos a atender seus clientes da melhor forma e converter venda.

Lojas inteligentes contam com tecnologia de ponta à favor da venda, que otimizam os processos operacionais de atendimento ao cliente à venda de produtos e serviços. Cliente esse reconhecido na loja e em todos os canais de vendas. Que não desmerece as tecnologias em prol dos gestores e que tornam as atividades de back-office fluidas reduzindo a burocracia, onde informação é poder em ambientes dinâmicos.

Também se fazem presentes experiências no processo de compra realmente relevantes para os clientes, que agregam valor e que contribuem para a loja se diferenciar perante os concorrentes diretos e indiretos. Essa loja é acolhedora e convidativa a experimentação de produtos e com comunicação discreta e ao mesmo tempo objetiva e orientativa.

A oferta do sortimento é segmentada, considerando os best-sellers adaptado por região/ localização e com acesso a cauda longa do digital de forma natural e interativa. Produto sempre será o protagonista.

Lojas inteligentes possuem um cardápio de serviços pagos e outros agregadores de valor que são gratuitos, mas que também surpreendem. Além de suporte, orientação e conteúdo de forma diferenciada e imparcial.

Isso tudo é cristalizado por um projeto arquitetônico ainda mais inteligente e com ótima equação de custo benefício. A arquitetura é a última característica da loja inteligente e não é por acaso, pois ela é o fim da jornada de construção da loja e não o começo. Parece óbvio, mas já me deparei com dezenas de casos diferentes disso.

Além de ser mais fácil e atrativa para os consumidores, essa loja possibilita novos horizontes e aumento de capilaridade rápido, devido aos problemas relacionados a real estate enfrentado pela maioria dos varejistas onde alguns centros comerciais e também cidades médias e pequenas não suportam o formato tradicional. E o mais importante, aumentando a produtividade por m2 em proporção similar a redução da área da loja.

Já é possível ver algumas iniciativas de varejistas brasileiros de diversos segmentos caminhando nesta direção, como por exemplo a Anacapri (uma das marcas do grupo Arezzo & Co.) com seu modelo novo de loja na Oscar Freire em São Paulo, a Renner com as lojas da marca própria Blue Steel, a Amaro com suas guide stores disruptivas, o formato da Tok Stok Compact presentes em diversas cidades, o Magazine Luiza com seu já maduro formato digital, os diversos formatos de lojas de conveniência e proximidade das grandes redes de supermercados, a rede de restaurantes Madero com seu formato de loja container, além da inovadora Omnistory, iniciativa do Grupo GS& Gouvêa de Souza e que está em operação desde o final do mês de agosto no shopping Villa Lobos em São Paulo.

Isso é o resultado de um varejo inquieto que revisa constantemente seus caminhos estratégicos e os colocam em prática.

Para finalizar essa aposta, trago à tona um pensamento de um importante empresário do ramo de tecnologia que dizia que “ideas are commodity. Execution of them is not” (Ideias são commodities. Execução não é).

Vamos apostar juntos?

Postagem anterior

Confiança do Consumidor se mantém estável em setembro

Próxima Postagem

Vendas de Natal: comércio carioca espera alta no faturamento

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo paulista deve contratar até 25 mil temporários para o fim do ano

Vendas de Natal: comércio carioca espera alta no faturamento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile