Presente no varejo de reforma e construção do Brasil com a rede Sodimac-Dicico e Sodimac Homecenter Constructor, a Fabalella, varejista chilena com forte atuação no autosserviço presencial, avalia acelerar seu plano de crescimento no País.
“No Brasil nos anima o desempenho de reforma e construção e estamos avaliando acelerar nosso plano de expansão nesse mercado”, afirma Alejandro Arze, gerente-geral corporativo da Sodimac, durante conferência de apresentação dos resultados do terceiro trimestre.
No terceiro trimestre de 2021, a Falabella registrou vendas de US$ 4,09 bilhões na América Latina, 23% acima do ano anterior. No Brasil, o acumulado até setembro cresceu 21,5%.
O bom resultado foi impulsionado pelo aumento de 40% nas vendas nas lojas físicas e pela recuperação das operações internacionais, principalmente no Peru e na Colômbia, onde as receitas do varejo apresentaram crescimentos de receita de 16% e 22%, respectivamente. Além disso, a Falabella inaugurou sua oitava loja em Monterrey (México), enquanto no Brasil a proposta da Sodimac-Dicico continuou se consolidando.
Em relação ao negócio de e-commerce, as vendas (GMV) do terceiro trimestre somaram US$ 812 milhões, movimentando mais de 8 milhões de pedidos na região. Enquanto isso, os canais móveis ganharam mais relevância nas vendas online. No Chile, o aplicativo falabella.com foi responsável por 45% das vendas online da loja de departamentos, enquanto o aplicativo Home Improvement atingiu 21%. Nos últimos 12 meses, ao final de setembro de 2021, a empresa registrou vendas online (GMV) por US$ 3.482 milhões. Destes, US$ 730 correspondem ao marketplace.
Digitalização foi reforçada
Gaston Bottazzini, gerente-geral da Falabella, destacou que “nosso e-commerce continua consolidando sua escala, já que o nível de vendas que temos hoje é três vezes maior que o de 2019. Estamos muito otimistas com o potencial de crescimento da falabella.com , ambos tanto para os nossos formatos como para os nossos vendedores”.
A digitalização do negócio financeiro foi reforçada com a proposta 100% digital em cartões de crédito, contas correntes e crédito ao consumo. Durante o terceiro trimestre de 2021, o Banco Falabella registrou mais de 170.000 aberturas de cartões 100% digitais no Chile, Peru e Colômbia. Já o programa de fidelidade CMR Pontos atingiu 14,6 milhões de participantes na região, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior.
A plataforma de processamento de pagamentos FPay registrou transações de US $ 599 milhões no terceiro trimestre, sendo US$ 2.505 milhões nos últimos 12 meses, dado o sólido desempenho dos canais online de varejistas e o lançamento do falabella.com .
Bottazzini acrescentou que “estes resultados refletem o crescimento sustentado e o impacto da nossa estratégia física e digital, onde o complemento entre as nossas lojas, plataformas de e-commerce, logística, meios de pagamentos e o nosso programa de fidelização continuará a ser o motor de desenvolvimento da nossa proposta de valor para os clientes ”.
Durante o terceiro trimestre de 2021, a receita consolidada da empresa atingiu US$ 3.572 milhões, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, que é explicado pelo aumento nas receitas dos negócios de Home Improvement e Loja de Departamento no região.
A empresa reportou um Ebitda consolidado de US$ 480 milhões, um aumento de 117,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido à maior contribuição das operações de varejo no Chile, do negócio imobiliário e dos negócios bancários no Chile e Peru.
Correção: A primeira versão deste texto sugeria que a Falabella planejava sua expansão no Brasil com a marca própria, e não através da Sodimac.
Com informações de America Retail
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