Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plano de sucessão: a construção do legado no franchising

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
17 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

No dinâmico mundo dos negócios, o mercado de franquias se destaca cada vez mais na economia global, ao permitir a expansão segura através de uma rede de operações unificadas sob uma mesma marca. Mas, assim como outros modelos, o franchising também enfrenta desafios. E um dos mais sensíveis é a sucessão do franqueado.

O destino de uma franquia

Mas por que uma sucessão ocorre? Vários podem ser os motivos, entre eles, desistência, aposentadoria ou falecimento, por exemplo. No franchising, a seleção do franqueado é um dos pontos mais cruciais para a expansão, e ela é pessoal. Ou seja, o franqueador faz a análise das características daquele empresário antes de fechar o contrato, para ver se o match acontece.

Exatamente por isso, em caso de necessidade de mudança desse operador, seja qual for o motivo, manter os herdeiros operando a unidade franqueada nem sempre é a escolha mais acertada, afinal, estes podem não ter o feeling ou mesmo vontade de atuar no negócio. Então, à medida que a rede cresce, estabelecer um bom plano de sucessão, passa a ser cada vez mais necessário para garantir a continuidade, o crescimento e a sustentabilidade da marca no longo prazo.

Sucessão é muito mais que substituição

Um plano de sucessão é mais do que um roteiro para substituir líderes antigos por novos. É parte importante em um instrumento de governança que deve, de fato, apoiar na continuidade do negócio, mesmo em situações de mudança de liderança.

Um plano estruturado de sucessão funciona, de fato, como um mitigador de riscos, afinal, o afastamento ou a perda de um franqueado de forma inesperada ou não programada pode significar colocar uma unidade rentável em uma posição de desestruturação completa. Ao ter um plano, as transições entre o novo franqueado e o antigo se tornam mais suaves, além de melhorar a eficiência, pois ocorre sem criar rupturas bruscas e importantes na gestão.

O mais difícil, saber por onde começar

O primeiro passo para um plano de sucessão de franqueados eficiente é um novo olhar para o perfil do franqueado. Muitas vezes, a rede identifica ao longo do tempo novas competências necessárias aos franqueados uma vez que se o negócio evolui, as exigências quanto a quem faz a sua gestão também podem evoluir.

Definido ou reavaliado o perfil, cabe um mapeamento não apenas familiar, mas também das equipes, para identificação e o treinamento dos potenciais sucessores. E isso não se limita apenas a olhar para a família, ou para direção, pode se estender aos níveis gerenciais. Identificar talentos internos, que conhecem profundamente os valores e as operações da franquia, pode ser um divisor de águas, possibilitando uma continuidade do negócio com quem entende dele.

Além da identificação dos possíveis sucessores, a transmissão de conhecimento e de experiência é um aspecto essencial. Os planos de sucessão devem incluir estratégias para transferir conhecimentos críticos e habilidades operacionais. Isso pode ser alcançado através treinamentos de desenvolvimento de capacidades e competências, avaliações de desempenho, de documentação de processos, como manuais, e ainda mentoria, coaching e outros.

Outro elemento-chave é a manutenção da cultura da marca durante a transição, afinal, as franquias prosperam na excelência e consistência da experiência do cliente. Para isso, é crucial que os novos líderes estejam alinhados com a visão, a cultura e os propósitos da marca, garantindo que a identidade e o DNA permaneçam inalterados.

Como não poderia deixar de ser, aspectos financeiros e legais também desempenham um papel significativo na sucessão. Um bom plano de sucessão deve abordar fatores como transferência de propriedade, acordos de franquia e questões fiscais e legais desde o contrato, assegurando, assim, uma transição de acordo com as leis vigentes, sem complicações esurpresas para ambos os lados.

Acredito que a ausência de um plano bem estruturado pode resultar em transições tumultuadas, prejudicando a marca e afetando negativamente o desempenho das franquias. Sendo assim, franqueadores devem considerar seriamente a implementação de estratégias de sucessão para proteger e perpetuar seu legado, sem esquecer seu papel formador da cultura na rede.

Olhando para o futuro, os planos bem-sucedidos não só sustentarão as marcas existentes, mas também vão inspirar confiança em potenciais franqueados e investidores, fortalecendo todo o mercado do franchising.

Caroline Bittencourt é sócia-diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Do desejo à compra: insights sobre o comportamento do consumidor no digital na Black Friday

Próxima Postagem

Lego abre a maior loja do mundo com 900 m² em um prédio vitoriano do século 19 na Austrália

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Lego abre a maior loja do mundo com 900 m² em um prédio vitoriano do século 19 na Austrália

Lego abre a maior loja do mundo com 900 m² em um prédio vitoriano do século 19 na Austrália

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.