Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Conheça cinco atitudes para ter sucesso na operação da sua franquia

Redação de Redação
18 de janeiro de 2017
no Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas sobre o quanto alguns fatores podem influenciar no sucesso de uma marca. Know-how, reconhecimento no mercado e um bom plano de negócios são alguns deles. Mas, no caso de uma unidade de franquia, a performance do franqueado é, muitas vezes, a grande responsável pelo crescimento orgânico e sustentável do negócio.

Por isso, para alcançar os resultados que tanto almeja, o franqueado deve apresentar um comportamento diferenciado frente à sua franquia. Veja a seguir quatro atitudes essenciais para que você tenha sucesso na operação da sua unidade.

#1 – Não confunda sua franquia com um investimento tradicional: se você acredita que ter uma franquia é sinônimo de passar uma vez por semana na sua loja para dar um alô aos seus funcionários, limpar o caixa e seguir normalmente com sua vida está cometendo seu primeiro grande erro no setor. Investir nesse mercado está longe de se assemelhar a compra de um título no Tesouro Direto ou de uma ação na bolsa.

Para ter sucesso, além de se dedicar à marca, você terá que, literalmente, estar presente no dia a dia da operação. Pode ser antigo, mas, o olho do dono é o que engorda o boi. Então, nada melhor para garantir a excelência do seu negócio do que acompanhar diariamente suas atividades. Dessa forma, você poderá verificar o desempenho dos seus funcionários e, ainda, vislumbrar quais são as necessidades do seu público e da própria rede para melhorar sua performance e garantir ao cliente uma experiência ainda mais diferenciada.

#2 – Entenda os desafios: depois de vivenciar o dia a dia do negócio, é extremamente importante que você entenda quais são os desafios da sua unidade. Normalmente, mesmo quando a franqueadora investe em análises de campo complexas e abrangentes, o mercado local pode apresentar comportamentos imprevisíveis, que irão se tornar evidentes depois de um tempo. Ao identificar esses desafios e informar a franqueadora, juntos vocês poderão ter muito mais efetividade para agir e resolver essas possíveis intempéries.

#3 – Invista no seu autodesenvolvimento: por mais que você já tenha uma experiência prévia no mercado, administrar um negócio nem sempre é fácil. Por isso, mantenha-se sempre atualizado e invista na sua capacitação e desenvolvimento, seja fazendo cursos, se informando ou trocando experiências com outros empreendedores. Uma vez que você estiver em dia com os movimentos e as tendências do mercado, poderá vislumbrar novas oportunidades e suas chances de sucesso serão ainda maiores. Para isso, você nem precisa gastar fortunas! Existem diversas fontes gratuitas e com excelentes informações para o empreendedor, como o Sebrae, por exemplo.

#4 – Acompanhe os indicadores de sua unidade: na administração, costuma-se dizer que o que não se mede não se gerencia. No dia a dia da operação, é comum o franqueado dar mais atenção para os aspectos operacionais e deixar a gestão um pouco de lado.

Quando isso acontece, ele deixa de ter uma análise precisa do negócio e de entender as áreas que mais precisam de atenção. Por isso, é tão importante o gestor acompanhar os indicadores e, no fim de cada mês, avaliar os pontos fortes e fracos de seu empreendimento. Inclusive, diversas franqueadoras fornecem indicadores da rede para terem um padrão de comparação e poderem compartilhar as melhores práticas.

#5 – Busque os resultados esperados: as franquias bem sucedidas também costumam estabelecer algumas metas aos seus franqueados. Para alcançá-las, adote uma postura proativa e comprometida com os objetivos propostos. Tal atitude pode até inspirar e motivar ainda mais sua equipe.

Lembre-se, você é o maior interessado em fazer a sua unidade dar certo. Não perca mais tempo e procure incorporar agora mesmo esse novo mindset na sua rotina empreendedora. Uma coisa eu te garanto, seus resultados serão mais gratificantes do que você imagina!

Antônio Ricardo Mesquita – Sócio fundador da Sucão, franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado Fast and Healthy Food.

Postagem anterior

“Um bom líder é um bom ouvinte”

Próxima Postagem

Diante das dificuldades, varejo se une para pressionar governo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Próxima Postagem

Diante das dificuldades, varejo se une para pressionar governo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.