A Microsoft anunciou que está em fase final de aquisição da Activision Bizzard, uma das mais tradicionais empresas dos games, e também seus estúdios, responsáveis por marcas como Call of Duty, Diablo, Overwatch, World of Warcraft, Guitar Hero, entre outros. O valor da compra não foi oficialmente mencionado mas fontes diversas citam que teria sido na casa de US$ 70 bilhões.
Segundo comunicado da empresa, até que esta transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão operando de forma independente. “Assim que o acordo estiver concluído, a Activision Blizzard reportará a mim como CEO da Microsoft Gaming.”
“O jogo é a categoria mais dinâmica e emocionante em entretenimento em todas as plataformas atualmente e desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaversas”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft.
Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony.
A aquisição planejada inclui franquias dos estúdios Activision, Blizzard e King como Warcraft, Diablo, Overwatch, Call of Duty e Candy Crush, além de atividades globais de eSports através da Major League Gaming. A empresa possui quase 10 mil funcionários.
“Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos”, diz.
Imagem: Reprodução