A cada ano, a sociedade muda e, consequentemente, o mercado de trabalho também. É de extrema importância que as empresas acompanhem as tendências da área de Relações Humanas (RH) para conseguir contratar, engajar e reter os melhores talentos. Afinal, os colaboradores são os maiores ativos de uma empresa. Pensando nisso, separamos as sete principais tendências de RH para 2023:
1. Modelos de trabalho flexíveis
A pandemia nos ensinou que os modelos de trabalho flexíveis podem ser bem aproveitados. Empresas que oferecem a possibilidade de home office conseguem atrair talentos de todo o país (ou mundo), além de aumentar a produtividade e diminuir o turnover.
2. People Analytics
As organizações precisam contar com o apoio do People Analytics para conseguir coletar e analisar os dados dos colaboradores. Isso ajuda na avaliação de desempenho, no entendimento de padrões de comportamento e no planejamento de ações futuras.
3. Inteligência Artificial (IA)
A IA é uma tendência que está ocupando espaço nas mais diversas áreas de negócios. No recrutamento e seleção, a novidade são as ferramentas de Applicant Tracking System (ATS), ou sistema de rastreamento de candidatos em tradução para o português. Essa tecnologia consegue agilizar o processo de divulgação de vagas, atração de talentos e triagem dos currículos.
4. Ferramentas de feedback
A cultura de feedback é de extrema importância para a retenção de talentos. Por isso, ferramentas de pesquisa e de feedback serão cada vez mais comuns na área de RH. Vale lembrar que há algumas estratégias específicas que podem ser usadas, como a realização de avaliações de desempenho a cada três meses e o envolvimento de mais pessoas no processo de feedback, como o próprio profissional, colegas de trabalho, clientes etc.
5. Formação de líderes
Para manter a produtividade e competitividade de uma empresa, não se pode focar apenas nos novos colaboradores. É preciso pensar nos líderes – ou futuros líderes – que têm o papel de engajar o time e tomar decisões estratégicas na sua área de atuação. As organizações devem apoiar a formação e o crescimento desses colaboradores, oferecendo, por exemplo, treinamentos e cursos profissionalizantes.
6. Candidate e Employee Experience
Enquanto o conceito de Candidate Experience tem o objetivo de aumentar o engajamento dos candidatos durante o processo de recrutamento, o Employee Experience diz respeito às vivências positivas ao longo da jornada do colaborador na empresa. As duas ideias fazem diferença nos resultados finais das empresas, uma vez que proporcionam um aumento da produtividade, do engajamento e da retenção de talentos.
7. Diversidade
Por último, mas não menos importante, a diversidade promete estar cada vez mais presente no mundo corporativo. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Gartner, 69% das empresas mencionam a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas em suas contratações. Isso faz com que o consumidor se sinta mais representado com as políticas internas e valores da marca.
Renata von Anckën é VP de Marketing & Sales da Truppe!
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