Tenho 3 convites para te fazer ao ler esse artigo:
- Conhecer o framework Metaretail 3D, que é uma ferramenta poderosa de análise de operações de consumo e varejo;
- Fazer o download gratuito do report do Metaretail 3D, que detalha quais são os varejistas líderes em cada aspecto e por que eles estão nessa posição;
- Preencher gratuitamente o assessment do Metaretail 3D para saber como a sua empresa está posicionada se comparada aos principais varejistas do mundo.
Vamos lá?
Em um cenário de tamanha complexidade, incerteza e com incontáveis variáveis é importante ter um modelo que permita a organização da nossa visão estratégica. Por isso, a Gouvêa vem desenvolvendo e evoluindo um robusto modelo de análise de operações de consumo e de varejo modernos, que permite analisar de forma ampla a proposta de valor, posicionamento, pontos fortes e oportunidades.
O Metaretail 3D é um framework de análise de operações de consumo e varejo modernos. O modelo tem esse sufixo, pois contempla o metaconsumidor – novo consumidor que emerge do pós-pandemia e recebe o sobrenome de 3D, pois sintetiza os novas componentes fundamentais para as empresas de consumo e varejo: digital, diverso e dinâmico.
A partir de agora irei decompor os componentes do Metarerail 3D, explicando brevemente cada uma deles, bem como apontando as empresas varejistas que são referência em cada quesito. Lembrando que o detalhamento de cada case das empresas em destaque pode ser acessado no report gratuito no final desse artigo.
Customer centric
O núcleo do modelo é o consumidor. Ele é a bússola do mercado de consumo. Para onde ele se move, o varejo direciona suas estratégias, porém, o consumidor está se movimentando mais rápido do que a maior parte dos negócios consegue acompanhar.
Todas as empresas dizem ser focadas no seu consumidor, mas poucas delas, de fato, conhecem os seus clientes. E um número ainda menor considera o consumidor em todas as suas decisões estratégicas.
Empresa referência:
Propósito
O propósito é o motivo pelo qual a sua empresa não pode deixar de existir. É a sua contribuição para a sociedade. Sem ele, a empresa simplesmente não tem razão de existir.
Empresas com propósito forte criam identificação e fidelidade dos seus consumidores e alto engajamento dos seus colaboradores.
Cada vez mais, as empresas estão desenhando o seu modelo de negócio com base no seu propósito.
Empresa referência:
Digital
Acelerado pela pandemia de covid-19, o digital passou a ser a maior das commodities nas operações de consumo e varejo.
É impossível discutir qualquer aspecto do Metaretail 3D sem abordar também as componentes digitais que alavancam e exponenciam o resultado de cada uma delas.
Alinhado com o conceito do MetaRetail 3D, o digital passou a ser uma camada que permeia tudo e todos.
Empresa referência:
Operação
Subdividido em produto, eficiência e tecnologia, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a execução da estratégia, a qualidade, regularidade e o nível de serviço que provê para todos em sua cadeia de valor.
Empresas referências:
Relacionamento
Subdividido em experiência, pessoas e storytelling, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a conexão emocional gerada com os consumidores e avalia como a empresa conquista, engaja e se relaciona com seus clientes.
Empresas referências:
Solução
Subdividido em omnichannel, serviços e ecossistema, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados à competência da empresa em resolver demandas e necessidades dos seus clientes.
Empresas referências:
Report Metaretail 3D
A atual conjuntura do ambiente de negócios exige um constante repensar das nossas empresas. O Metaretail 3D pode te ajudar nessa missão. Baixe o report gratuito com todos os cases mencionados acima.
Assesment Metaretail 3D
Além disso, te convido a fazer o assessment simplificado para avaliar a sua empresa comparada aos principais varejistas globais. O questionário leva apenas 2 minutos e você receberá um relatório customizado para a sua empresa. Acesse o assessment.
Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock, Divulgação e Reprodução