O Google for Startups Brasil, unidade para desenvolvimento de startups, anunciou que destinará R$ 8,5 milhões para o Black Founders Fund, projeto que investe recursos financeiros, sem participação acionária, em startups fundadas e lideradas por pessoas negras. O programa foi lançado em 2020 e, desde então, investiu R$ 5 milhões em 33 startups.
O novo aporte financeiro será investido ao longo de 18 meses, principalmente em startups que estejam nos estágios pre-seed e seed. “O ecossistema de inovação brasileiro evoluiu em diversos aspectos nos últimos anos, inclusive quando o assunto é diversidade”, comenta André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina.
O diretor também menciona que 85% das startups do fundo cresceram suas equipes após a entrada no fundo, o que gerou cerca de 170 empregos. “As startups nos mostraram que estão prontas para dar o seu próximo passo de crescimento e queremos apoiá-las nessa trajetória”, completa Barrence.
As companhias também receberão créditos em produtos do Google e terão à sua disposição uma rede de mentores para ajudarem em seus desafios. As empresas ainda podem ser selecionadas para participar de outros programas proporcionados pelo Google for Startups, como Growth Academy, por exemplo.
Diversidade racial
A iniciativa conta com a colaboração de outras duas instituições, o Vale do Dendê e a Preta Hub, que auxiliam na indicação de empresas que acreditam terem o potencial para receber investimento. As duas instituições têm atuado junto ao Google for Startups oferecendo sessões de treinamento e mentorias sobre diversidade racial.
Para se candidatar, as startups devem, além de buscar uma rodada de investimento pre-seed ou seed para financiar o próximo estágio, oferecer uma solução criada com base em tecnologia e já ter o negócio em operação.
Os empreendedores também precisam indicar como utilizarão os recursos financeiros. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Imagem: Shutterstock