Em tempos de mudanças rápidas e complexas, as marcas precisam se concentrar em compreender os comportamentos humanos como uma estratégia de negócios. Para oferecer um direcionamento sobre como as empresas podem adaptar suas estratégias de comunicação e marketing com base nas transformações do consumidor, o estudo “Para onde vamos? Guia para marcas brasileiras em 2025”, da WGSN, em parceria com a Bits to Brands, traz em três grandes capítulos que exploram os desafios e oportunidades do futuro, com uma análise de tendências que devem se devem intensificar até 2026.
Para onde vamos quando é internet demais?
A fragmentação da internet exige das marcas uma busca incessante para se destacar. Mas, por outro lado, o offline se torna o novo luxo. O estudo explora como as marcas precisam adaptar suas estratégias para se posicionar de maneira eficaz em um mundo saturado de informação.
Para onde vamos quando tudo é cada vez mais for you?
Em um cenário onde o mainstream é cada vez mais difícil de alcançar, as marcas se veem forçadas a buscar novas formas de se conectar com seu público. A solução passa por parcerias e colaborações, mas também por um olhar para além das bolhas de consumo. O estudo destaca como o conceito de identidade por meio de hábitos e rotinas transcende a idade e se torna uma das grandes oportunidades de conexão.
Para onde vamos quando o contexto se impõe?
A sustentabilidade e as questões ambientais estão em um momento crucial. Desastres naturais e uma crise de confiança nas plataformas digitais e governos exigem que as marcas se tornem mais estáveis e autênticas. O estudo traz insights sobre como as empresas devem se posicionar para navegar em um cenário de constantes mudanças e incertezas.
Entre os destaques do estudo, dois temas se sobressaem como fundamentais para as estratégias de marca: “Idade é só um número”, com a redefinição da crononormatividade e a importância de estratégias intergeracionais, em que as marcas devem conectar diferentes gerações.
E o conceito “Símbolos de confiança”, em um ambiente digital cada vez mais fragmentado, as marcas terão um papel crucial em transmitir autenticidade e transparência, sendo veículos de confiança para os consumidores.
“Outro destaque do material é o olhar para a relação atual das pessoas com a internet e o excesso de informação de forma realista – explorando as diferentes direções que as marcas podem seguir para se manterem relevantes”, afirma Beatriz Guarezi, criadora da Bits do Brands.
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