Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril

Os meses em questão terão alta de 4,8%, 5,5% e 6,1%, respectivamente

Redação de Redação
18 de fevereiro de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril

O volume de vendas nominais de fevereiro, março e abril deve crescer 4,8%, 5,5% e 6,1%, respectivamente, segundo projeção do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). O indicador considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em janeiro, houve alta de 4,2%.

Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV, ajustados pelo IPCA, apontam queda de 0,4% em fevereiro, estabilidade em março (0,0%) e leve alta de 0,5% em abril. Em janeiro, a variação nominal registrou queda de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2023. O crescimento consolidado ponderado das empresas associadas ao IDV em 2023 foi de 5,0% na comparação com o ano anterior.

As projeções são feitas com base nos dados individuais informados por cada associado do IDV sobre sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. O grupo de empresas que compõe o índice representa todos os setores do varejo e corresponde a aproximadamente 20% das vendas do varejo brasileiro.

IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril
Crédito: Divulgação

IAV Setorial

No setor de hiper e supermercados, janeiro registrou alta de 5,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para fevereiro, março e abril, as previsões são de crescimento de 3,4%, 6,9% e 8,7%, respectivamente.

No setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, janeiro teve alta de 4,0%. Para os meses seguintes, as projeções indicam crescimento de 4,2% em fevereiro, 2,4% em março e 7,0% em abril.

No setor de material de construção, janeiro apresentou alta de 3,5%. As previsões para fevereiro, março e abril são de crescimento de 13,4%, 10,7% e 9,5%, respectivamente.

O setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou alta de 7,3% em janeiro. As projeções indicam crescimento de 12,1% em fevereiro, 9,4% em março e 11,1% em abril.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, janeiro teve alta de 17,1%. Para os meses seguintes, espera-se crescimento de 11,1% em fevereiro, 14,3% em março e 7,7% em abril.

O setor de móveis e eletrodomésticos cresceu 6,2% em janeiro. As projeções indicam avanço de 13,5% em fevereiro, 16,4% em março e 11,4% em abril.

Por fim, no setor de tecidos, vestuário e calçados, janeiro registrou alta de 2,0%. As previsões para fevereiro, março e abril apontam crescimento de 9,1%, 5,1% e 6,0%, respectivamente.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Número de processos trabalhistas cresce 15% em 2024 e gera preocupação no foodservice

Próxima Postagem

Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam a produtividade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam produtividade; veja como participar

Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam a produtividade

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.