A Vans acaba de abrir uma pista de skate profissional no espaço cultural montado no Largo da Batata, região oeste de São Paulo. Com 246m², a estrutura oferece aluguel de equipamentos, aulas com professores especializados e horários disponíveis para prática livre, mediante reserva pelo site e aplicativo da Vans.
“Nosso objetivo é impulsionar a cultura do skate, proporcionando um espaço de alta qualidade onde tanto iniciantes quanto skatistas experientes possam evoluir e se conectar com nosso DNA de marca”, destaca Pietro Giovanelli, diretor de marca da Vans Brasil.
Aberto em outubro de 2024, o espaço multicultural da marca é palco de diversas ativações. Além disso, está preparado para receber exposições, com mostras mensais de artistas locais, e conta com um palco para eventos e shows, que também pode ser transformado em estúdio para a produção de conteúdo da Vans.
Desde sua abertura, o local tem sido um ponto de encontro para skatistas, artistas e entusiastas da marca. Agora, com a inauguração oficial da pista de skate, a ideia, de acordo com a empresa, é que se firme como “um hub vibrante de expressão, criatividade e autenticidade”.
Segundo Pietro, a Vans busca fazer do espaço um local onde novos talentos possam surgir e onde todos se sintam à vontade para se expressar e construir sua própria história dentro do universo da marca.
Programação intensa em 2025
A pista de skate já conta com uma programação intensa para 2025 e entra na agenda de competições amadoras, proporcionando mais oportunidades para o desenvolvimento da cena local do skate. Atletas que fazem parte do time Vans, como Giovanni Viana, Yndiara Asp, Pedro Barros, Vi Kakinho e Felipe Nunes, fazem parte das iniciativas da marca.
Espaço cultural
O prédio da Vans no Largo de Pinheiros, conhecido como Largo da Batata, tem três andares e mais de 300m². Conta com um espaço multicultural e uma loja com linhas exclusivas de produtos no Brasil. O local, na esquina da Rua Teodoro Sampaio, faz parte da parceria entre a marca de skate e o projeto de revitalização da região.
Para Pietro, o foco principal, além da experiência, é permitir que surjam novos entusiastas, criando laços emocionais, e que a marca possa, de alguma forma, contribuir para que eles se sintam cada vez mais confiantes. “O retorno que a gente espera nada mais é do que ser lembrado no futuro como: Foi na Vans que vi minha banda preferida, foi lá que toquei uma guitarra pela primeira vez”, comenta o diretor.
A loja conta com o serviço pick up store, por meio do qual os consumidores podem retirar seus pedidos comprados pelo site.
Novas lojas e polêmica com Ruffles
Além da loja da Vans, o Largo da Batata conta com lojas das marcas de moda Pingado, RipnDip e Lo de Lui. Lá fica, ainda, uma unidade da Livraria Cultura e uma do Coffee Lab.
No ano passado, a PepsiCo, por meio da marca de batatas fritas Ruffles, divulgou um acordo de dois anos com a Prefeitura de São Paulo para revitalizar o local. Após repercussão negativa, a Prefeitura voltou atrás da decisão.
O vereador Nabil Bonduki foi um dos principais críticos do acordo. Em suas redes sociais, o político teceu críticas tanto à decisão da subprefeitura quanto ao prefeito Ricardo Nunes. O vereador questionou, entre outras coisas, o valor de R$ 1,1 milhão do acordo, considerado baixo por ele.
“Muitas dúvidas e muito risco da praça perder seu caráter público, e a sociedade fica sabendo da iniciativa pelas redes sociais de um canal de imprensa. A gestão Nunes precisa parar com esse costume de atropelar todos os processos participativos e ignorar a opinião da população e de moradores”, disse em publicação feita em seu perfil no Instagram.
A PepsiCo acrescentou que seguiu todas as diretrizes do processo administrativo com a Subprefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contemplava a mudança do nome do Largo da Batata.
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