Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Fevereiro registra queda no fluxo de consumidores em lojas

Redação de Redação
18 de março de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
fluxo de consumidores

O fluxo de visitantes em lojas brasileiras caiu em fevereiro de 2020. É o que mostra o Índice de Performance do Varejo (IPV), realizado em conjunto pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, e pela F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas.

No total, as lojas do país registraram uma queda de 2,26% no fluxo de consumidores em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2019. As cinco regiões tiveram indicadores negativos. O Nordeste e o Sudeste caíram 2,21% e 3,61%, respectivamente. O Centro-Oeste, por sua vez, registrou -3,64%, enquanto o Norte teve -3,84%, e o Sul, -4,19%.

No comparativo com janeiro de 2020, o índice caiu 14,23% em todo o país. A região Nordeste teve queda de 6,86%, seguida por Sul, com -7,3%; Norte, -8,71%; e Centro-Oeste, -9,19%. As lojas da região Sudeste tiveram o pior desempenho, com -11,79%. No acumulado do ano, contudo, há um leve aumento de 0,66%.

Entre os segmentos, os melhores desempenhos na comparação com fevereiro de 2019 foram de home center e moda, que cresceram 5,84% e 1,2%, respectivamente. A categoria ótica caiu 1,99%, enquanto utilidades domésticas e beleza tiveram quedas de -3,42% e -3,57%, respectivamente.

Já na comparação com o fluxo de consumidores em janeiro de 2020, apenas o segmento beleza teve índice positivo, com 9,86%. Utilidades domésticas teve -6,73%, seguido por ótica, -7,43%; home center, -8,71%; e moda, -11,98%.

Os dados do IPV mostram que a queda na circulação de consumidores não impactou o caixa dos varejistas. Pelo contrário, o indicador foi positivo na comparação com fevereiro de 2019. No total, as lojas brasileiras tiveram aumento de 22,31% no volume financeiro negociado e de 5,71% no total de vendas.

Em receita, o melhor desempenho foi das lojas da região Norte, com 32,15%. O Sudeste e o Sul também tiveram aumento significativo, com 27,4% e 23,83%, respectivamente. O Centro-Oeste teve um ligeiro crescimento de 0,64%, e o Nordeste caiu -13,14%. No total de vendas, o Sul cresceu 16,33%, seguido por Norte, com 10,18%, e Sudeste, 6,47%. O Centro-Oeste caiu -11,35%, e o Nordeste, -12,73%.

Já em relação a janeiro de 2020, os indicadores foram negativos: queda de -3,19% no volume total e de -5,31% na quantidade de transações. Em receita, as lojas do Norte e do Sudeste cresceram 5,98% e 4,2%, respectivamente – já o Sul caiu -13,29%; o Centro-Oeste, -14,79%; e o Nordeste -15,21%. No total de pedidos, Norte e Sudeste aumentaram 2,16% e 1,88%, respectivamente, enquanto que o Centro-Oeste teve baixa de -13,71%, o Nordeste, -15,72% e o Sul, -19,59%.

“Normalmente, o mês de fevereiro tende a acompanhar os números baixos de janeiro por ser início do ano. Contudo, a celebração do Carnaval no fim do mês ajudou a potencializar as vendas em setores específicos do varejo, ainda mais na comparação com 2019, quando o Carnaval foi no início de março”, explica Henrique Carbonell, CEO da F360º.

O IPV traz os dados do Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), com fluxo de consumidores nos centros de compra. No total, o indicador de fevereiro de 2020 caiu 5,03% em todo o país em relação ao mesmo período do ano anterior. A região Norte teve aumento de 2,97%, mas o Sudeste caiu -1,23%, seguido por Sul, com -3,2%, e Nordeste, -3,72%.

Na comparação com janeiro de 2020, o resultado também não é favorável, com baixa de -14,17% em todo o país. Os shopping centers do Norte caíram -7,35% neste período, enquanto o Sudeste registrou -8,56%; o Nordeste, -12,64%; e o Sul, -14,73%.

“Assim como janeiro, o mês de fevereiro também é historicamente fraco para o varejo brasileiro. Apesar disso, algumas regiões e segmentos ainda conseguiram números positivos, além do volume financeiro maior. Isso indica que apesar das quedas, o consumo continua crescendo e mostra que, apesar do consumidor estar menos frequente no estabelecimento físico, ele compra mais quando faz esse deslocamento”, explica Flávia Pini, CEO da FX Retail Analytics.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Semana do Consumidor: clientes esperam mais benefícios do que descontos

Próxima Postagem

Coronavírus: associações de franquias e restaurantes pedem linhas de crédito e redução de jornada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos
Meios de pagamento

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
medidas foodservice

Coronavírus: associações de franquias e restaurantes pedem linhas de crédito e redução de jornada

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.