Os principais varejistas dos EUA estão fechando suas lojas ou reduzindo as horas em resposta à pandemia de coronavírus.
As decisões, embora sejam inteligentes para clientes, trabalhadores e a comunidade em geral, sem dúvida pesarão muito sobre o setor de varejo já estressado.
Um analista estimou que isso poderia resultar em um ano recorde para o fechamento permanente de lojas de varejo, que pode subir para mais de 15 mil.
O analista da Jefferies Randal Konick disse que espera ver mais varejistas fecharem lojas e, se não o fizerem, provavelmente terão pouca demanda à medida que os shoppings se tornarem cidades fantasmas.
“Com as lojas respondendo por 75% das vendas para a maioria dos varejistas, prevemos grandes quedas de EPS no 1T, especialmente porque a maioria dos varejistas parece estar pagando funcionários durante o fechamento de duas semanas”, escreveu Konick em uma nota de pesquisa.
Enquanto isso, os varejistas que vendem itens essenciais, como alimentos, medicamentos e produtos de limpeza, registraram um aumento na demanda.
Algumas mercearias foram forçadas a limitar o número de certos produtos para evitar acumulação, e os funcionários estão trabalhando duro para manter os itens nas prateleiras. Aqui estão alguns dos anúncios que os varejistas fizeram até agora.
Abercrombie & Fitch
De 15 a 28 de março, a Abercrombie & Fitch planeja fechar todas as suas lojas fora da região Ásia-Pacífico. Lojas online continuarão a funcionar. Além de sua marca homônima, o varejista opera as lojas Hollister. Possui mais de 850 lojas em todo o mundo. A empresa disse que os funcionários ainda receberão o pagamento integral durante esse período.
“A decisão de fechar todas as nossas lojas fora da região da APAC foi tomada com foco no bem-estar de nossos associados, clientes, parceiros e comunidades, e está de acordo com nosso compromisso de ser um cidadão corporativo responsável ”, Disse o CEO Fran Horowitz.
Mas o fechamento de lojas está criando muita incerteza sobre os negócios do varejista, levando a empresa a retirar as perspectivas financeiras emitidas no início deste mês para o primeiro trimestre fiscal e o ano inteiro.
Allbirds
A equipe corporativa está trabalhando remotamente, mas todas as lojas estão fechadas nos EUA e na Europa de 15 a 27 de março. O varejista de calçados continuará oferecendo a seus funcionários salário e benefícios completos durante esse período. O pedido on-line ainda está disponível no momento.
“É difícil navegar pelo desconhecido, mas, à medida que continuamos a entender melhor como diminuir a disseminação do COVID-19, queremos fazer todo o possível para manter nossos clientes, funcionários e comunidades locais seguros”, co-fundadores Tim Brown e Joey Zwillinger disse em um e-mail.
American Eagle
A varejista de roupas está fechando todas as suas lojas, incluindo a Aerie, nos EUA e no Canadá até pelo menos 27 de março. A American Eagle disse que todos os funcionários da loja serão compensados durante esse período. Seus negócios on-line permanecerão em operação.
A American Eagle também retirou suas perspectivas de ganhos no primeiro trimestre de 2020, “pois a administração espera que o fechamento de lojas e o impacto do COVID-19 tenham um impacto material adverso nos resultados financeiros”.
Com informações do portal CNBC
* Imagem reprodução