Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Respostas com perguntas – Tempos difíceis exigem perguntas duras

Redação de Redação
18 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Alexandre van Beeck*

Hoje em dia estamos com mais interrogações do que respostas, não é mesmo? E se as respostas forem novas perguntas para estimular a reflexão sobre seu negócio?

Há muitos anos eu faço a mesma estratégia, por que agora não está funcionando mais?

Você já olhou para dentro do seu negócio? Realmente conseguiu implementar sua estratégia? Ou ficou apenas no Power Point? Já se deu conta que, o que funcionou nos últimos anos, pode não funcionar mais? A sua estratégia está adequada para este momento? Quando foi a última revisão estratégica do seu negócio? Sua empresa construiu a estratégia baseada em produto ou colocou o consumidor no centro de tudo?

Será que eu consigo acompanhar a redução de preços que meu concorrente fez?

Desde quando baixar o preço é solução para tornar seu negócio mais competitivo? Você já analisou as despesas da sua operação? Sabe como torná-la mais eficiente? Onde buscar por mais produtividade? O consumidor está em busca de soluções no ponto de vendas, o que você tem oferecido para ele? Preço?

E meus clientes? Por que eles sumiram?

Como você tem estruturado o conhecimento e a análise sobre seu consumidor? Está disseminado entre todos na empresa ou ainda fica dentro da cabeça dos donos ou da área de inteligência? Qual foi a última vez que você se passou por vendedor e foi para o chão da loja conversar e entender a cabeça de seus clientes?

Meus vendedores não conseguem abordar os poucos clientes que entram na minha loja, como faço para chegar até o consumidor?

Seus vendedores se aproximam do consumidor perguntando o clássico “se precisar de ajuda é só me chamar, meu nome é Fulano”? Já pensou em capacitar seu vendedor com informação, treinamento e tecnologia? E se sua equipe de vendas desempenhar um papel mais completo e proativo para seu negócio, como um curador?

Se eu fizer um aplicativo e publicar um vídeo no YouTube, consigo reverter a queda nas vendas?

Você ainda acredita que existam receitas milagrosas nos negócios? Sua empresa está inseridas na vida dos consumidores de maneira natural? Desenvolveu uma estratégia de atuação no mundo moderno e digitalizado ou essa será apenas um esforço de curto prazo para tentar sair da crise? Qual a história que sua marca construiu nos últimos anos? Qual a propriedade que seu negócio tem para engajar esse consumidor? Como seu consumidor enxerga seu negócio?

Porque que mesmo estimulando a minha equipe a ”pensar fora da caixa”, nunca vem nada realmente inovador?

Antes de mais nada, você não acha que a expressão ”pensar fora da caixa” já está antiga? Será que você não está fazendo mais do mesmo e exigindo resultados diferentes? Que tal aplicar metodologias de desenvolvimento de pensamento disruptivo e inovador, com planos de ação estruturados?

Esse artigo foi na verdade um exercício para estimular o inconformismo com as respostas fáceis. Tempos difíceis exigem perguntas duras.

*Alexandre van Beeck ([email protected]) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores. Siga-o no Twitter: @beeck

Postagem anterior

O fim das lojas de calçados multimarcas está próximo

Próxima Postagem

Study Tours – visitas a varejistas de São Paulo, no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Study Tours – visitas a varejistas de São Paulo, no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.